51

Os 10 mandamentos de uma decoração com emoção

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Listas... ah... como gostamos delas, Senhor! E quando se trata de decoração, quantas você já leu, recortou da revista e tentou colocar em prática?



* 7 Erros e acertos na hora de decorar

* Mitos e verdades para uma decoração correta
* 10 dicas infalíveis para decorar seu apê
* Os 20 segredos da decoração barata
* 5 regras para espaços pequenos





Image and video hosting by TinyPic
SHIFT+Clique
Poderia ficar aqui até amanhã inventando 350 temas para listas e mais listas. Mas pra quê elas servem, afinal? Listas deveriam existir para nos orientar, certo? Só que o que elas sempre acabam me dizendo, lá no fundo, é que eu to fazendo tudo errado na hora de decorar. Cor forte em apartamento pequeno? Não pode. Mistura de cores e texturas? Não dá. Espelho aumenta. Cor diminui. Textura polui. Planta alegra. Luz favorece.


E depois de muito matutar, cheguei à conclusão de que o sucesso dessas listas é inversamente proporcional ao esforço que fazemos para mudar a cara da nossa casa. Porque a maioria das listas que eu vejo por aí entregam tudo tão mastigado, mas tão mastigado, que a gente não tem nem que pensar. É ler e copiar - ou obedecer. 
E como estamos sempre nessa vida destrambelhada, correndo de um lado pro outro no piloto automático, ter uma lista na mão nos dizendo o que fazer é quase que um presente divino. No auge da minha vulnerabilidade decorativa, já cheguei a sentir gratidão por ter uma lista na mão me dizendo que, naquele canto, deveria entrar um abajur e ponto final.


Só que, meu amigo, a lista ideal não deveria te ensinar a ter uma casa correta. A lista ideal deveria te ensinar a se reapaixonar pela sua própria casa e como fazer para esse amor só aumentar. Seu apê é um ovo? Sua cor favorita é o azul petróleo? Se joga na tinta, ora olas. Regras, proporções, técnicas e segredos: vão dar uma voltinha ali na esquina rapidinho, pode ser? Porque o lar mais correto é aquele onde você se sente feliz e ponto final.


Por isso, esse blog resolveu fazer uma lista com Os 10 mandamentos da decoração com emoção.  Eu sei, tô correndo sérios riscos de entregar aqui a lista mais sem pé nem cabeça do mundo, que não vai te ensinar nada, nem te dizer o que fazer. Mas vai te ajudar a pensar com os seus próprios botões, te libertar de uma série de "não-podes" e, se tudo der certo, fazer com que você encontre a sua própria técnica para a conquista da felicidade em forma de decoração.

Nossa lista será composta de poucas imposições e muitos exemplos. Por isso, pra que esse post não dure até depois de amanhã, vamos dividi-lo em uma série de 10 posts. Vamos ao primeiro?


É isso mesmo. Um cantinho. Do jeito que for ou como você entender. O principal  é que você tenha um espaço que é o seu xodó. Que você arrume com carinho, que reúna os seus mimos ou as coisas que você mais gosta na casa. O quê, exatamente? Ah, pensa aí, vai. O principal é montar aquele espaço que você chegue em casa, olhe pra ele e pense: "ah, que bom, finalmente cheguei na MINHA casa".
E como eu já tinha cantado a pedra de que essa lista não ia ser fácil de se entender, muitos e muitos exemplos de cantinhos-delícia pra você se inspirar.
Todos os exemplos acima são da Casa Chaucha. E, abaixo, o meu próprio cantinho, na área de serviço, pra provar que eu também vou seguir à risca a nossa lista. :)




51 comentários:

  1. Ai que fofos!Tô louquinha pra ter logo o meu cantinho e pôr em prática tudo que venho aprendendo nesse seu blog maravilhoso Thalita!Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Como sempre, ótima idéia Tha! =)*

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, e vou acompanhar os outros 9 mandamentos! PQ casa com tudo certinho no lugar milimetricamente combinando, com cara de show room ninguém merece!!!!
    A casa deve ter a nossa cara pra poder ser chamada de lar, tem q contar um pouco da nossa história, dos gostos, não precisa ser tudo certinho, deve sim ter harmonia no todo!! BJ e parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  4. AAAAAAAAAI, novamente eu aqui, visitando seu blog inspirador!
    Adorei o ''cantinho''... já estou com mil e uma mudanças aqui em casa e reciclando TUDO. 
    Beijinhossss

    ResponderExcluir
  5. Oi Thalita,adorei o post.
    Aqui em casa é cheio de cantinhos!
    Bjks.
    Cris

    euetudoquegosto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Estou em busca de um cantinho ( casa) pra chamar de meu.
    E as dicas aqui vão me ajudar muito.
    Valeu.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Adorei o primeiro mandamento :) Adoro a casa chaucha, mas ultimamente eles só postam coisas repetidas :(

    ResponderExcluir
  8. Bem legal, e espero ansiosamente pelos próximos. 
    Espero que esteja tudo bem com você pois ficou muito tempo sem aparecer aqui no blog, e eu sempre aqui de olho pra ver se você aparecia.
    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  9. Tb concordo demais que a nossa casa tem que ter a nossa cara. Não importa as "regras de decoração". As pessoas se apegam demais a elas: "isso não se usa assim", "isso não está na moda", "isso é incomum demais"...affe maria! Eu sempre respondo: "isso é meu, quem vai usar e curtir sou eu e a casa é minha oras!". Bom mesmo é fazer decoração com emoção como vc mesma disse Thalita

    ResponderExcluir
  10. Um terei um cantinho assim, se Deus quiser!

    ResponderExcluir
  11. Cada cantinho maravilhoso.
    que delícia.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Amei, amei, amei...Venho escrevendo e falando sobre ativar a alma da casa desde que inicie o blog - Esse sempre foi o meu lema: A casa tem que ser a sua cara. Todos os cantinhos que vc. postou aqui poderiam ser meus e viveria feliz da vida com eles.
    Aguardo os outros 9 mandamentos!
    Parabens yvone
    para

    ResponderExcluir
  13. Oi Thalita, conheci teu blog há alguns dias e gostei tanto que ele já foi parar no meu blog, na minha lista de blogs e já até o citei num post que fiz sobre o Feed Your Soul.
    Gostei muito do primeiro mandamento, já ansiosa pra ver o segundo. Adoro o Casa Chaucha também, ótima escolha!
    Aqui em casa não tenho apenas um, mas 2 cantinhos favoritos! Um é o meu hall de entrada e o outro está logo depois, no corredor, onde minhas coisas de costura estão começando a se organizar e a parede está começando a ser decorada com as coisas que eu mesma faço. Agora, qdo entro em casa é super diferente, tenho uma sensação de chegar num lar, num ninho sabe? Amo!
    Brigada por compartilhar tantas coisas legais. Vi seu blog acho que todo. Seu primeiro post quase me fez chorar...Ai, blogar e fazer amigos é tudo de bom!
    Abs!
    Dene
    www.crafttoinspire.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Êita Thalita, eu sem saber meio que no instinto sempre achei que deveria ter um cantinho assim, que bom saber que é um mandamento da casa feliz!!! Mal posso esperar pelo próximo!! Vou divulgar no meu blog pra meninas de lá virem aqui curtir e aprender!!!
    Bjks de Karla***

    ResponderExcluir
  15. Ai meu Deus, são todos maravilhosos! Quero todos!!! Mas como não posso, vou fazer o meu cantinho, ou melhor meus cantinhos. Logo mando prá vc Thalita, depois que acabar a reforma aqui em casa, muitas coisas inspiradas no blog! Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Ansiosa pelos próximos mandamentos para uma casa cheia de amor.  ♥ bjs
    Érica Mello
    Cuiabá-MT

    ResponderExcluir
  17. Thalita:
    Parabéns pelo concurso....VOCÊ MERECEU MUITO, agora veremos coisinhas novas em sua casinha....ai, ai não vejo a hora....Ah!!!! Acabei de mudar de apê, as coisas estão se encaixando aos poucos nos lugares e adoro deixá-las felizes....bjinhos...

    ResponderExcluir
  18. parei pra pensar qual era o meu cantinho e descobri que não tenho nenhum! Tá na hora de por a mão na massa e cria-lo! beijos

    ResponderExcluir
  19. Já deixo claro aqui minha opinião sobre este post:só pode ser de aprovação total ,qro uma casa c cara de casa sem regras e sim c td direito de se jogar e fazer o q der na cabeça,reinventar e soltar a criatividade q cd um de nós temos.Foi através do seu blog e é claro de mtos outros ótimos blogs por aí ,q me sinto mais livre p inventar e decorar minha casa dentro das minhas reais possibilidades.Adorei esses cantinhos maravilhosos q retratam o lar doce lar e ficarei na expectativa do próximo post,parabéns por essa ideia de não ter o "certo ou o errado" é de tirar o chapéu.bjs!

    ResponderExcluir
  20. Ah, amei o cantinho com o pé de máquina antigo. Tenho um pé de máquina aqui em casa e quando chego é impossivel não dizer que estou em casa!!!

    ResponderExcluir
  21. A-do-rei!!! Já estou esperando o próximo mandamento,ansiosa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. OI Thalita, concordo com vc, me mudei para um apt pequeno e não usei nenhuma regra, a não ser minha intuição e gosto pessoal, sala pequena, mas coloquei cor e descasquei uma parede de tijolos a vista, se ficou menor ou não não me importa, importa que tenho uma parede de tijolos que era meu sonho, srrsrs, bjkas.

    ResponderExcluir
  23. Adorei todos os cantinhos!!!!
    Como a colega abaixo disse também tenho vários cantinhos no apto! Mas ainda vou ter "aquele" cantinho!!!! kkkk bjs bom fim de semana! Ansiosa pelo próximo mandamento!!!!

    ResponderExcluir
  24. Oie, vim lhe dar um xerô e dizer:

    "Quando o amor é sincero ele vem com um grande amigo, e quando a amizade é concreta ela é cheia de amor e carinho"
    William Shakespeare

    Bom final de semana.
    hptt://cafeecetim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Amei! Toda casa merece um cantinho, é praticamente o altar da casa!
    Bjs





    http://www.camilabiju.blogspot.com/


     

    ResponderExcluir
  26. Do post às figuras... Amei! É assim mesmo, regra para mim é
    menstruação, dentro de casa vale a liberdade e a fidelidade que devemos ter com
    o que gostamos, não importa se renovado, copiado ou importado. Gostei que tivesse
    tocado no assunto sem ofender e nem querer ensinar, só enfatizando a
    individualidade criativa ou não de cada um.


    Parabéns!

    ResponderExcluir
  27. Que cantinhos fofos! Gostei de todos!! No meu, até marido dá pitaco e muda as coisas de lugar... hehehe!
    Bjs, ótimo fds!Luiza Mallmanndecorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. hummm adoraria uma parede de tijolos aparentes! Beijo!

    ResponderExcluir
  29. Só tenho um comentário a fazer: Como é possível que eu ainda não conhecia o seu blog???
    Vim conhecer só agora, e já fiquei viciada.. hahaha. Quanta coisa legal, idéias simples e brilhantes! 
    Parabéns pelo lindíssimo trabalho e criatividade. Certamente vou me inspirar nas suas idéias e tentar reproduzir algumas lá em casa. :)
    Bjos

    ResponderExcluir
  30. Muito bom o tema da lista, Thalita. Botar emoção no que a gente faz é fundamental, ainda mais se é a decoração do lugar onde a gente vive, que tem que ser feliz mesmo! Aguardamos ansiosamente os próximos posts!

    ResponderExcluir
  31. Thalita, concordo em gênero, número e grau... De que adianta uma casa conforme mandam as "regras" se ela não tem a sua"cara". Eu amo decoração, crafts, customização, etc e, minha casa é meu "laboratório.
    bjos

    ResponderExcluir
  32. Thalita, adorei o seu blog. Posso dar uma sugestão? Coloque a data nos posts. Fiquei meio perdida sem saber se o post era novo ou antigo.
     Eu me mudei nesse ano para um novo apt monocromático e vc me inspirou! Falta sempre $$$ para comprar aquele papel de parede, aquele tecido lindo.. Mas vc é a comprovação que a criatividade e a vontade de fazereacontecer fazem a diferença. Moro em SP e o mercado é tentador. Aqui tem de tudo. Tenho um corredor imenso que pretendo colocar fotos, posters, etc. Mas estou fico em dúvida da cor da parede. Tenho medo de colocar alguma cor forte e perder a profundidade- que adoro o corredor. Posso te mandar uma foto? Vc poderia dar uma dica de blogs/sites bacanas de decoração?

    ResponderExcluir
  33. Oieee Thalita!!! Amei seu blog... tantas coisas charmosas e encantadoras, tudo tão lindo!!!
    Há com relação ao cantinho... na minha casa tenho vários... hihi... pois é, sou assim mesmo, adoro enfeitar tudooo... sou apaixonada por decoração provençal... tento manter as coisas nesse padrão...hehe!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  34. Olá sou nova por aqui estou te acompanhando faz pouco tempo ... gosto da sua essencia ela me inspira .... Vou me arriscar com tinta em spray seus post me motivaram quando tiver o resultado mando uma fotinho.....Abraços

    ResponderExcluir
  35. Deus, como não conhecia esse paraiso? Sou super viciada em mudar as coisas no meu quarto (já que ainda nao tenho uma casa inteira pra me divertir) e adorei todas as suas dicas!
    E como também sou blogueira, tomei a libertade de compartilhar um vídeo com minhas leitoras, dei os devidos creditos, espero que nao se importe!
    Passa lá pra dar uma olhada! www.fashiondelta.com
    Beijos

    ResponderExcluir
  36. adoro seu blog...foi atravéz dele que comecei a cuidar mais da minha casinha..bjinhoss

    ResponderExcluir
  37. que bom, Dani, fico feliz em saber!

    ResponderExcluir
  38. Lindo teu site! PARABENSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  39. Ebaaaaaa! Você ganhou a guerra das cadeiras do meu móvel de madeira!!!! Parabéns!!!! :)

    ResponderExcluir
  40. Lorrana Nascimento Grimes13 de novembro de 2011 às 17:47

    Meu cantinho esta quaaase pronto, a mesa ja terminei... Ufa!

    ResponderExcluir
  41. Adorei vou logo providenciar meu cantinho... Será que tem como vocâ postar algo sobre o cantinho do natal??rs. aproveito as idéias econômicas pra enfeitar aqui em casa.. ando sem inspiração..bjos

    ResponderExcluir
  42. Tenho o meu cantinho na estrada da sala, boneca de garrafa reciclada, topiaria de pinha em jarra reciclada, acima cabideiro feito com sobra de madeira. Tudo especialmente feito para mim, por mim.
    Um luxo só.
    Beijos

    ResponderExcluir
  43. Estou adorando td!

    ResponderExcluir
  44. Como você é criativa!!!!! uma benção!!!! Achei o blog por acaso e estou amando! Parabens por esse trabalho linmdo, consistente, consciente e sustentável! show!!!!!!bjs

    ResponderExcluir
  45. Olá querida, tudo bem? como esse post é antigo não sei se você vai ver, tomara que sim. Queria muito fazer essa mesinha, mas não faço ideia de onde você arranjou os pézinhos dela. Onde comprou? Sou do Rio tambem, gostaria de saber onde você encontrou os pézinhos. bjs

    ResponderExcluir
  46. noossa!!! acabei de conhecer o seu blog e estou amando!! vc me deu inspiração e eu estava tão apagadinha, mas cadê os outros nove mandamentos da decoração com emoção??? tô curiosíssima.

    ResponderExcluir
  47. Já já tá saindo do forno... :)

    ResponderExcluir
  48. Descobri  os 10 mandamentos hoje e estou mudando de casa!Uma boa oportunidade de pô-los em prática! Parabéns pela idéia!

    ResponderExcluir
  49. Que coisas mais lindas!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Fique por aqui e passeie por outras histórias. :)