57

Como renovar seus móveis (sem encostar o dedo neles)

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Sabe aquele móvel que você tá se coçando pra dar uma renovada? E aquele então que você atura, mas não se alegra? Aposto que todo mundo tem um desses em casa. Mas já sei... ele é de família, bate aquele medo de jogar uma tinta e muitos outros receios decorativos. Pois fique sabendo que dá pra dar aquele plus extra a mais nos seus móveis sem encostar um dedo sequer neles. Acha que eu tô brincando? Tô falando de mágica. Ou seria ilusão de ótica? Ah, vá...tudo a mesma coisa. 


E como estamos falando de uma senhora mágica, contamos com a ajuda do Thoni, que transformou a sala de uma amiga e cliente. Sim, por que o Thoni Litsz é arquiteto, e deu uma idéia tão pé no chão quanto encantadora, que ver só
?








Pra dar uma renovada na sala, ele resolveu trabalhar no entorno dessas belezuras de madeira que você vê aí em cima. Então xispa com os móveis daí que a parede é quem vai ganhar o trato. 


O que ele usou? Nada de tinta... só papel de presente e cola! "De uma estampa  só não se faz o patchwork" - já dizia... alguém. Por isso, uma série delas foi escolhida pra mimar os olhos de quem vai e de quem vem.


E o Thoni bem ensinou, ó. A cola é diluída em água, metade-metade e a mistura vai na parede e não no papel. Legal fazer parte por parte, pra não deixar a cola secar. Basta aplicar o papel sobre a parede e cuidar pra não dar bolha. 


Tem que ter paciência, amor e dedicação hein! Não me venha besuntar o papel de cola, tacar na parede e depois choramingar nos comentários que eu vou falar logo um "te avisei". rs











Sabe o que é bom? Passar um rolinho de espuma seco por cima, pra fixar bem e evitar as bolhas. Segura a aflição de sair metendo os dedos. Assim você evita que o papel arranhe, borre ou rasgue. Depois de tudo colado, espalhe uma camada daquela misturinha de água com cola. Depois de seca, uma camada de verniz fosco em spray pra selar de vez e proteger a parede de futuras limpezas (sim, um panininho úmido é possível e bem vindo).






E ficou assim!


A essa altura você nem deve mais lembrar do papo da mágica de mudar os móveis sem encostar o dedo blá blá bá. Tá, vai, eu que inventei essa historinha furada, mas por um motivo íntegro... é que eu senti justamente isso quando vi esse projeto do Thoni! E fiquei com isso na cabeça: como os móveis podem mudar de cara, de espírito, graças a uma nova vizinhança! Foi então que me caiu a ficha: muitas vezes, uma parede nova é o suficiente pra salvar aquele móvel da sua monotonia. Em vez de pensar em fazer algo diretamente neles, por quê não pensar em algo em volta delesA partir de hoje, com certeza, passarei a olhar mais ainda mais ao redor por aqui. :)





PS>> Descobri também que o Thoni Litsz integra o Casa Cor 2011, com um projeto que é o luxo e poder! Por lá, a elegância radiante. Por aqui, o charmoso possível. Taí! Admirei muito pela versatilidade!


57 comentários:

  1. Tha, querida!! a loja já está no ar e você não recebeu meus emails da Promo Inauguração? Eu te incluí, tá? Se não der, se der algo errado, me avisa bjs Carmen

    ResponderExcluir
  2. Amei a parede e o passo a passo, mais ainda acho que o movel merece um tapa no visual! #prontofalei#

    ResponderExcluir
  3. Olá, Thalita! Parabéns pleo blog, amei tudo, muito feliz!

    ResponderExcluir
  4. Que tipo de papel de presente é? e onde encontro? beijão

    ResponderExcluir
  5. Thalita, acabei de ler mais uma matéria sobre você e sua criatividade! Parabéns!
    Para quem quiser dar uma olhada, segue o link: http://delas.ig.com.br/casa/decoracao/reciclagem-na-decoracao/n1597337922660.html
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Amei o blog!
    Fiquei lendo os posts ontem e sonhando com todas essas transformações na minha casa.
    As vezes a gente se desfaz de móveis que dando uma repaginada ficariam maravilhosos naquele cantinho na nossa casa.

    Vou virar frequentadora assídua do blog. Já estou seguindo.

    ResponderExcluir
  7. Sara, esse papel é da Papel Craft! Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Oi querida, essa semana to bem enrolada, desculpa. No feriado vou dar atencao a isso! Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Olá Thalita
    Conheci o seu trabalho atravéz da Revista Minha Casa do mês de outubro. Adorei a dica do banco sapateira que vc ensina. Estou procurando as caixas e vou fazer, pois meus sapatos estão numa caixa de papelão pois não tenho onde guarda-los. Vi vc ensinando na Ana Maria Braga no programa Mais você, mas fiquei com uma dúvida, na revista vc mostra um banco sapateira e no programa uma mesinha, afinal ela é o que? Pode ser usado para os dois tipos? Se eu preferir como banco sapateira, o banco podera ser utilizado? Se preferir comprar e não fazer, vc comercializa este produto? Se sim como faço para adquirir? Babraços 

    ResponderExcluir
  10. Oi Karina, o Mais Você fez uma confusão total. O móvel é um banquinho, que eu fiz pra ser um cantinho de leitura pra crianças, com espaço pra guardar os livros e pra ela sentar e ler. Como não tenho crianças, usei o movel como sapateira. Eu comercializo sim os móveis! Favor entrar em contato através do casadecolorir@gmail.com. beijo!

    ResponderExcluir
  11. Oi Thalita, conheci o blog pela minha casa, adorei e me inspirei pra começar uma rreforma no meu quartinho! Espero serr tão criativa qnato vc, bjss

    ResponderExcluir
  12. Ola!! Fui tentar fazer isso na minha casa e perdi tempo, dinheiro e ainda fiz a maior bagunça.... O papel sempre ficava enrugado... E olha que tentei 5 vezes e o papel não era de qualidade ruim... =o(

    ResponderExcluir
  13. tá, as vezes que eu tentei trabalhar com papel de presente, com muita paciência, pouca cola e usando o rolinho, não deu certo. Qual o segredo pra não ficar enrugado? contaí!

    E se digamos... sujar a parede, fica fácil de limpar? ou tem algum tratamento depois?

    ResponderExcluir
  14. ô, Mel, que pena, cara. Realmente não é fácil não. Será que vc nao molhou muito a parede? Beijo e não desista!

    ResponderExcluir
  15. Olá, simplesmente lindo, adorei, tenho móvel antigo assim, sempre pensei no que poderia fazer para mudar a cara deles, sem ter que mexe-los....rsrsr.
    Agora tu me deu a luz! :)

    Adoro seu blog, passei há conhecer através da revista.
    Parabéns e muito sucesso que tu merece.
    Beijos,
    Dorinha.

    ResponderExcluir
  16. Muito mais barato e mais lindo do q o tecido, vou fazer, ah vou, brigada amiga pela ideia, bjão

    ResponderExcluir
  17. Thalita, tudo bem? querida, eu te mandei alguns emails. Será que você não recebeu, linda? eu já coloquei seu blog (e anunciei) como participante da super promo de inauguração da Boutique de Achados, mas se você não quiser participar,me fala que eu retiro, ok? Você me dá um retorno amanhã (4a. feira)? bjs Carmen

    ResponderExcluir
  18. Oi!! Primeiro parabéns pelo Blog! Depois que comecei a ler foi uma inspiração para retomar minhas reformas criativas pela casa inteira!!!

    Tinha um corredor branco pálido aqui.... primeiro pensei em pintar com tinta de "quadro negro escolar"  mas achei que ia ficar muito escuro o ambiente.... até que li esse seu post e resolvi fazer igual!
    Fui colando os papéis com cuidado para não dar bolha... mas depois de colado ele começa a encher de bolhas :(
    Depois mostro fotos de como ficou!
    Beijos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  19. Nossa, eu estou tão encantada com o seu blog, que fuçei ele TODO e fui parar no seu primeiro post. Sério, estou inspirada! Fui ali na minha cozinha fuçar uns quadros que minha mãe não quer mais e roubei as molduras para mim. Peguei uma caixinha velha e vou reformá-la... Você ein.. Atiça a criatividade de qualquer um! Estou pensando até em ir no sacolão aqui da frente de casa e ''roubar'' umas caixinhas de madeira já usadas. Adorei seu blog, de verdade! Não é à toa que estou indo dormir às 2:45 da madrugada. Boa noite.

    ResponderExcluir
  20. Esses coments estao funcionando?

    ResponderExcluir
  21. que pena, Meri, é difícil mesmo. Mas eu faço em móveis e dá certo. Claro que tem que cuidar muito pra nao dar bolha!!

    ResponderExcluir
  22. ficou lindíssimo!!!!!!! será que rola pregar em azulejos de banheiro ou so numa paredinha normal???

    ResponderExcluir
  23. Também fiz em móveis e ficou ótimo! Decoupage com guardanapo ficou melhor até no abajour!
    Apliquei tecido na porta da sala e ficou perfeita.... acho que é porque é poroso... daí o ar vai saindo, sei lá! Mas mesmo com bolhas ficou lindo!!!!!! Bjs

    ResponderExcluir
  24. Olá, Thalita, passei por aqui para te agradecer. Estava com uma parede horrível em casa, a pintura descascando, e eu sem poder pintar, por dois motivos - sou extremamente alérgica a todo o processo de pintura (lixar, emassar, pintar, etc) e porque a parede fica no escritório que eu e meu marido dividimos em casa. Sem chance de parar tudo para pintar. Então, quando vi este seu post, me enchi de coragem, comprei um papel incrível na Papel Craft (não é propaganda, não, é que o papel além de lindo tem uma gramatura maior, então não enruga como aconteceu com outras leitoras), e coloquei mãos na massa hoje. Em menos de duas horas estava tudo pronto, esperando secar. Ficou tão incrível que eu queria dizer obrigada :) e mandar as fotos para vc ver! Pena que não tem a foto do antes, nem me ocorreu fazer a comparação....

    ResponderExcluir
  25. Oi Lucia, fico feliz! Manda foto sim, vou adorar ver! Beijo!

    ResponderExcluir
  26. Natasha, não sei se o acabamento vai ficar bom no azulejo nao!! No meu banheiro, eu imprimi as figuras em adesivo e colei! Ficaram ótimas e depois de quase 1 ano, ainda estao perfeitas.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  27. Pois eh... Tentei passando menos cola e nao rolou msmo... Acho que eu nao tenho tanta habilidade!!! hahhaahhahahaha!!! Falando em habilidade, eu fiz o veadinho de papel cartao e ficou lindo!!! Sigo as dicas aqui sempre!! Parabens pelo blog!!

    ResponderExcluir
  28. querida respondi seu e-mail! Acho que perdi o timing! Mas te propus uma coisa lá no e-mail, dá uma olhada! Beijo!

    ResponderExcluir
  29. Adorei a dica. Realmente ficou muuuuito melhor com a mudança na parede. Ficou lindo. :D

    ResponderExcluir
  30. Simplesmente o máximo!!
    Hoje mesmo estava pensando em mudar um cantinho aqui de casa sem gastar muito...eis que comprei a revista Minha Casa, edição de outubro, e amei as dicas do apê de Thalita Carvalho...acessei o blog e encontrei essa ideia simples e lindíssima!!
    #euindico

    ResponderExcluir
  31. Thalita, vc sabe me dizer qual a medida do papel que ele usou?! Brigada. Bjs, Ju

    ResponderExcluir
  32. Ele usou cada pedaco um pouco maior que A4! Beijo!

    ResponderExcluir
  33. Thalita, minha flor, eu A-M-E-E-E-E-E-E-I-I-I-I-I-I-I!!!!!!!!!!!!
    Já visualisei um composê de menininha.... pro quarto da filhota... puxa, ficou lindo mesmo... será que na cozinha é um bom lugar pra fazer? é que minha cozinha é grande e tem um móvel antigo [que tenho-morro de medo de mexer e estragar o visual antigo dele, era da avó do maridão...] que acomoda a TV/DVD/telefone e acho que ficaria bem legal...

    muito boa esta dica, Thalita. Aguardo tua resposta e vou colocar as mãos na obra.

    ResponderExcluir
  34. A cola seria cola branca mesmo ??

    ResponderExcluir
  35. Ana, se for parede, rola sim! Se for azulejo, aconselho imprimir em adesivo to tamanho de cada azulejo! Bj bj

    ResponderExcluir
  36. Que cola ele usou? e é papel de presente mesmo? serio? ameii, quero fazer já!! Só preciso saber que cola foi usada, aguardo resposta beijos!!

    ResponderExcluir
  37. Foi cola branca mesmo, Maria! Beijo!

    ResponderExcluir
  38. AMEI SEU TRABALHO.

    ResponderExcluir
  39. Thalita amei, parabéns.

    ResponderExcluir
  40. Oi thalita, estou apaixonada pelo seu blog. Gostei muito dessa ideia da parede, mas já estive olhando, os papeis de parede estão meio fora do orçamento, em compensação vi uns papeis de presente show, vc acha que daria certo? Me orienta? Queria muito fazer algo assim no ape alugado que acabei de mudar...  Tks..

    ResponderExcluir
  41. Dani, esse projeto é com papel de presente! Bjs

    ResponderExcluir
  42. Tudo aqui é um encanto, apaixonante. Há uns meses te mandei um e-mail com fotos de móveis antigos que tenho em casa, herança da avó do meu marido, e  pedi dicas de como rapaginá-los, mas acho que você não recebeu, pois não obtive resposta... São lindos, estilo chipandelle: mesa com cadeiras, cristaleira, crisdo-mudo, cabeceira de cama... queria muito "transformá-los", mas não conheço um profissional que faça este trabalho e muito menos tenho habilidade para tal... você faz? Teria alguém para indicar? Ou então me daria apenas uma orientação num passo-a-passo... eu só queria pintá-los de branco (quarto), os outros ainda não sei... mas não sei qual o preparo na madeira para tal processo.
    Quanto ao trabalho com papel de presente, achei fantástico. Queria fazer em umas paredes que são de azulejo da minha copa e já vi aqui nos comentários que o ideal seria com adesivos confeccionados em gráfica, como você fez no seu banheiro. Seria viável com contact mandando cortar na medida exata dos ladrilhos e todos iguaizinhos? Pois fazendo em casa não ficariam com tamanhos iguais, né?! (risos).
    Parabéns pelo seu belo blog e lindos trabalhos. Você é um encanto!
    Beijos, Kelly.

    ResponderExcluir
  43. AMEI E VOU TENTAR!

    ResponderExcluir
  44. Lindo mesmo! Eu fiz isto no quarto do Guga meses atrás! 
    http://www.fernandareali.com/2011/06/antes-e-depois-escrivaninha-do-guga.html 

    ResponderExcluir
  45. Que liiiiindo ! Vou fazer !

    ResponderExcluir
  46. Adorei, mas uma pergunta...rs. Se for o caso de tirar depois, meio que estraga a parede né?

    ResponderExcluir
  47. Estava pensando em fazer exatamente isso na porta do meu quarto há séculos, mas tenho uma dúvida: meu apartamento é alugado, quando me mudar, será fácil de tirar da porta? Esse é meu medo.

    ResponderExcluir
  48. Bruh, vai ser difícil, sim. Minha sugestao é vc usar fita dupla face no lugar da cola e dpeois, quando for retirar, usar um removedor pra retirar a cola da fita!

    ResponderExcluir
  49. preciso de ajuda quero pintar dois banquinhos mas não sei que cor tentei pintar de azul oceano mas não ficou legal.

    ResponderExcluir
  50. Olá Thalita
    Cheguei ao teu blog através da amiga arteira Luiza Mallmann, do blog Decorar sustentável. Estou "futricando" tudo, comecei lendo todos os posts de 2012, depois os de 2011, do final do ano e cheguei até aqui em outubro. Fiquei fascinada com tudo que tenho visto e lido. Essa ideia do patchwork de papel de presente é dez (como não pensei nisso antes?). Queria ter tido internet aos vinte e oito aninhos, quanta coisa linda eu teria feito...Bem, naquela época eu estava grávida dos meus gêmeos e não daria tempo para nada mesmo...rsrsrs!!!
    Continuo futricando, teu blog é fantástico...
    Seguindo...
    Um abração!!!

    ResponderExcluir
  51. Oiiii
    Quero saber se para retirar esses papeis deis dá mto trabanlho, pq moro em casa alugada.

    Obrigadaa

    ResponderExcluir
  52. Oiii

    Gostaria de sabe se para retirar depois da muito trabalho, pq moro de aluguel.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  53. Oi Karol,

    Pra retirar, é igual papel de parede. vai ter que dar uma lixada e pintar por cima, não tem jeito! Beijo!

    ResponderExcluir
  54. To babando !!! Vai faltar tempo para por em pratica todas as ideias maravilhosas que estou vendo em seu blog.

    ResponderExcluir
  55. OLÁ THALITA!!! GOSTARIA DE SABER, COM QUE TIPO DE PINCEL PASSO A COLA NA PAREDE??? E DEPOIS COM O QUE PASSO A COLA NO DO PAPEL DE PRESENTE ??? OBRIGADA LINDONA.

    ResponderExcluir

Fique por aqui e passeie por outras histórias. :)