42

Grão (Almofadas coloridas)

terça-feira, 29 de março de 2011


Nessa semana que passou, um amigo do trabalho fez um experimento que é pura nostalgia: repousou um grãozinho de feijão sobre um pouco de algodão molhado e deixou a natureza fazer o seu trabalho. Eu, curiosa que sou, não pude deixar de questionar o motivo tardio daquela experiência. Esse tipo de descoberta não é feita quando ainda carregamos merendeiras? "Por quê cê tá plantando esse feijãozinho?", lá estava eu metendo meu nariz onde não tinha sido chamada. E a resposta veio em forma de outra pergunta: "Como um grãozinho de feijão consegue germinar a partir de um ambiente tão estéril, como um algodão molhado? Isso acontece porque tudo o que ele precisa para prosperar já está dentro dele, dentro do próprio grão".






Voltei pra minha mesa encucada... sério. Que significado mais simples e mais completo para um experimento tão ingênuo. Uma chacoalhada na acomodação, no marasmo e na falta de iniciativa, não é mesmo? Aquele feijãozinho me encarava e dizia: "se eu consigo, você também consegue". Ou seja, recado dado: "Só depende de você". Sem mais. E precisa mais? 






E foi com esse pensamento na cabeça que eu voltei pra casa naquele dia disposta a colocar em prática todos os projetos que estavam sendo adiados, seja por falta de tempo, dinheiro ou saco. E já que temos que começar de algum lugar, comecemos pelos desejos mais simples: ter uma casa cheia de almofadas coloridas era o meu, no caso.





Mas não podia ser qualquer almofada. Tinham que ser as almofadas que eu sempre sonhei. Que eu criei na minha cabeça. Que eu nunca encontrei e que, se encontrasse, não teria dinheiro para comprar. Afinal, eu queria muitas! Quanto custa uma almofada? 30 reais... vezes 10? Não tenho, não posso. Mas eu posso, sim, levantar da cadeira e fazer as minhas, do jeito que eu bem entender.





AS CORES: 4 metros de tecidos estampados (algodão, pouco menos de 1m de cada estampa).


OS NECESSÁRIOS: botões grandes e coloridos


A FOFURA: 2 kg de recheio de almofadas


A GRAÇA: folha para transfer em tecido 



Numa folha de papel, desenhei um esquema bem do elaborado, com desenhos, cores e setas, tudo bem explicadinho como eu queria cada uma. Com o esquema em mãos, bati na porta da costureira mais perto para ver se ela comprava essa idéia comigo. E 2 dias depois, lá estava eu, voltando feliz da vida com meus quadrados e retângulos vazios, mas devidamente costurados.







Aí então que a gente começa a brincadeira... :)


Porque agora a gente brinca de escolher o que quiser, o que quiser mesmo, para estampar nas nossas almofoadas. Aqui a sua imaginação é quem manda...





O tal do Transfer. É fácil de fazer? Sim. É simples? Marromenos. Mas rola? Rola! É só seguir direito as intruções da embalagem. E como o risco de cagadas sempre existe, prefiro que você confie nas instruções da embalagem mesmo rs... Mas ó: eu nunca tinha feito, segui o que dizia e deu certo.





Então pulemos uma casa? Ótimo! Ferro de passar, tesoura, a almofada e o transfer impresso. É tudo que você vai precisar. 

































Rapidinho aqui! Desculpe me meter assim no meio das fotos. Mas é que essa parte não está na instrução. Se, depois que o ferro ficou o tempo que devia ficar, você  retirou o papel e não tinha saído toda a impressão, volte com o papel no local exato de antes e deixe o ferro por mais tempo. Aí você faz isso até o transfer passar inteiro pro tecido. Por isso, não sai arrancando de primeira o papel não. Vai levantando e dando uma espiadinha, sabe? Pronto, era só isso mesmo, pode continuar...:)





























































Quantas almofadas no mundo? Incontáveis

Quantas na minha casa? Nove

Quantas iguais à minha por aí? Nenhuma.

Quantas você vai fazer pra você? Tô esperando você responder...



E isso tudo por causa de um grão, hein?




42 comentários:

  1. Oi, Thalita! Esse transfer é um tipo de papel que você usa pra imprimir a imagem que quiser e depois passar pro tecido? Fiquei curiosa...

    ResponderExcluir
  2. Nossa...estou até emocionada, você conseguiu colocar em prática uma filosofia de vida minha: "quem quer faz, dá um jeito!" e a vida é assim não é? a gente de virando em mil para realizar nossos sonho e desejos, simples ou complexos.

    ResponderExcluir
  3. Menina você é genial! Onde vc conseguiu esses transfers?
    Ficaram lindas ,principalmente a com estampa de coração.
    Abrçs!

    ResponderExcluir
  4. Menina! Que blog lindo :) Vasculhei todos posts, hehe! Vc pode escrever um livro :) Sério, eu compraria! Ainda não tenho meu cantinho, mas queria guardar essas ideias pra esse dia! Parabéns :)

    ResponderExcluir
  5. Elas ficaram lindas mesmo. Parabéns !!!
    Aonde compra esse transfer ? No Saara vende?
    Pode-se montar as figuras do transfer?
    A simplicidade possui muitas grandezas e riquezas.
    Sucesso sempre !
    bjs,

    ResponderExcluir
  6. Gente, se tem uma coisa que sou apaixonada é por almofadas coloridas!!

    E as tuas ficaram demais!

    Beijinho!

    ResponderExcluir
  7. Thalita amei a iniciativa e as almofadas!
    Congrats!
    Bjs, Nat Rosa

    ResponderExcluir
  8. Nossa, eu estou completamente apaixonada pelo seu blog..quantas dicas incríveis!!! Estou reformando o meu apê e me mudo em breve e aqui encontrei muita inspiração! Vou tentar fazer as almofadas..
    Parabéns!
    beijocas,
    Re

    ResponderExcluir
  9. Suas almofadas ficaram lindíssimas! E que transfers legais que você achou, hein?
    Adorei, musiquinha dos Beatles e corações <3
    Não tinha como ser melhor.

    Bjss

    ResponderExcluir
  10. Você é porreta mesmo !!!
    Beijo com carinho.
    Chris e Dwan/Acre

    ResponderExcluir
  11. As almofadas ficaram show!!!
    Vi que sua casinha ganhou vários objetos novos,essa cadeira linda na sala...o novo quadro do quarto...tá cheia de novidades.

    beeijos
    Érica Mello (Cuiabá-MT)

    ResponderExcluir
  12. Amo tudo q vc faz! Adoro a simplicidade com q vc lida com as coisas e consegue tirar liçoes maravilhosas de tudo e ainda passar isso para as pessoas, nao é todo mundo q tem o coraçao como o seu (sei q nao existe ninguém perfeito, todos nós vivemos errando e acertando todos os dias, mas acho muito legal o seu jeito de ser).Parabéns, adoro seu blog, sou frequentadora assídua.
    Bjs. Ana Cris

    ResponderExcluir
  13. Oi Tha, suas almofadas ficaram lindas e inspiradoras, como sempre!!
    Ah! Lembra quando vc postou sobre um produto removedor de verniz? Eu testei e deu super certo, passa lá no meu cantinho pra dar uma conferida, bjokas!

    versaocriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Amei Thalita
    Visito sempre seu blog...a acho suas idéias inspiradoras e motivadoras...
    Almofadas??
    Amoo muito
    Comprei até uma maquina de costura pra poder fazer faze-las...
    Continue assim .... Bjooo.... Até a proxima visita

    ResponderExcluir
  15. Gostei! :)

    Eu estou cheia de imagens para passar para minhas almofadas. Primeiro não achava papel de transfer. Daí achei, umas 2 semanas atrás. Agora acabou a tinta da impressora! rsrs Amanhã vou providenciar a tinta.

    O transfer a gente tem que imprimir na versão "espelho", não é? Para que quando a gente passe para o tecido, fique na posição correta, né?

    Me conta uma coisa, por favor: Essa fonte que você usou nas palavras,onde eu acho??

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Thá, aqui é Mari (parede vermelha)!

    Tudo bom?

    Olha, vi essa matéria dia desses no GNT e lembrei de mim e de vc! hahaha! Dá uma olhada depois, beijos!

    http://gnt.globo.com/decora/Videos/_1468323.shtml

    ResponderExcluir
  17. Olha também esse link que tem as fotos (antes e depois)...beijão!

    http://gnt.globo.com/decora/Fotos/Veja-o-antes-e-depois-do-primeiro-episodio-do-Decora.shtml

    ResponderExcluir
  18. Oi querida Mari!

    Grande Bel Lobo... :)
    Viu? Parede vermelha é o novo pretinho básico. E você já estava antenada meses atrás! Fez as mudanças? Colocou uma vida naquela parede?

    Bjs!

    ResponderExcluir
  19. Me fez lembrar da minha mãe fazendo isso em roupinhas, paninhos... Delícia de lembranças.
    Amei o post.
    Te seguindo, adorei seu blog
    Beijinhos, com carinho

    ResponderExcluir
  20. Thalita, ameeeeei as almofadas! Tb já fiz os esqueminha de como quero as minhas. Agora só falta comprar o material!

    Bjsss

    ResponderExcluir
  21. Nossa, muito bom! Ficaram lindas!
    Mas vc não disse qto gastou pra fazer as nove almofadas! Vc calculou isso marromenos??? =)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Também queria saber do transfer. Você compra o papel e pode imprimir o que quiser? Valeu, bjs!

    ResponderExcluir
  23. Nossa!!!! Vou correndo comprar minha maquina de costura!

    ResponderExcluir
  24. Oi, Thalita... adorei tudo: o empurrãozinho que o grão de feijão te deu e suas almofadas, super coloridas, realmente ninguém vai ter igual. Muito legal!
    Quanto eu acho um texto legal como esse eu repasso o link pros meus contatos, via email... espero que todos te visitem!

    ResponderExcluir
  25. Thalita, adorei seu blog! Vou voltar mais vezes. Suas almofadas ficaram linnndas, vou me inspirar demais pra fazer umas pra mim.

    ResponderExcluir
  26. Adorei as almofadas e a iniciativa então nem se fala rsrs
    Parabéns viu!!!
    Bjão,

    Analice

    ResponderExcluir
  27. Nossa, toda vez que uso esse transfer ele fica com um aspecto super duvido! rs Mas na última vez, descobri que pra tirar o papel sem rasgar é melhor esperar esfriar... bjks

    ResponderExcluir
  28. Thalita, que talento! amei as matérias. essa é especialmente inspiradora! sucesso!!! bjs

    ResponderExcluir
  29. Você me deixa louca com tanta criatividade! sabe o que andei pensando essa semana? sem criar não sou ninguém, me reduzo a nada, a vida fica mucha, meu tesão acaba, e a vaca vai para o brejo.
    Gratissima.

    ResponderExcluir
  30. amei, gostaria muito de fazer e dar certo.

    ResponderExcluir
  31. eeee depois de mto tempo, e tentativas que não deram certo (o stencil não funcionou pra mim ;/ ) consegui deixar minhas almofadas legais... sem grana quase (como sempre), num podia comprar capa, nem tinha grana pra mandar fazer... então tive uma epifania durante o almoço!!! \o/ haha.. comprei aquelas sacolas de tnt, para fazer compras ecológicas, tem algumas com desenhos bem legais... (1,99 cada..tem até de  0.99) coloquei a almofada dentro.. cortei as alças (nem de todas, algumas eu costurei em volta da almofada) e costurei a boca da sacola..na mão mesmo.... ficou lindo!!! :D

    ResponderExcluir
  32. onde vc arrumo esse emile amei quero um :)

    ResponderExcluir
  33. esse quem? nao entendi, desculpa!

    ResponderExcluir
  34. o SMILE da parede... conta dele, conta?!

    ResponderExcluir
  35. Já contei! Procura pelo post "Então sorria" :)

    ResponderExcluir

Fique por aqui e passeie por outras histórias. :)