16

Pitacos: Larga um criado desse aqui em casa, larga!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A pessoa já é metida à tudo nessa vida, desde designer até paisagista (sim, agora eu tenho mais plantas, regador e, pasmem, fertilizante! Em breve, mais fotinhos da varanda mais verde e do presente que transbordou meu coração). Como se isso não bastasse, teve gente corajosa que acreditou no meu pedido aí do lado e começou a me enviar as fotinhos do seu espaço atrás de sugestões baratas e criativas para dar uma renovada no cafofo. Sente o peso da reponsabilidade de dar pitaco no cantinho alheio...! Mas como dar pitaco é comigo mesmo, resolvi passar a publicar aqui também essas sugestões. Sei que o blog foi criado com o objetivo de mostrar as invenções aqui de casa, mas acho que a dúvida boba de uns pode ser a descoberta do ano de outros! E a pessoa perde o seu tempo, pega uma máquina fotográfica, tira uma foto, senta na frente do computador, se apresenta, me escreve um texto que é só carinho, anexa fotos... Me sinto na prazerosa obrigação de, além de responder, dividir isso com todas vocês.



A partir de hoje, vou passar a usar o marcador Pitacos para todos os posts relacionados às dúvidas que chegam pra mim por e-mail, Facebook, carta psicografada, MSN, telegrama, o que for!



Ontem tirei a dúvida de uma amiga antiga da escola, Lilibeth, que não vejo há 10 anos! Nos reencotramos no Facebook, ela começou a acompanhar o blog e resolveu tirar sua dúvida por lá mesmo. Ela tem 2 criados mudos na cor mogno que precisam com urgência sair do coma! Eu a respondi também lá pelo Facebook com algumas idéias. Aí hoje, chega pra mim um comentário aqui no blog de uma  pessoa que assinou "BIC", pedindo dicas para pintar com tinta em spray uma mesinha de mogno. Ia copiar e colar aqui o comentário dela, mas acabei de ver que ela apagou o dito cujo. Já que já escrevi centenas de milhares de linhas por causa desse comentário, BIC: vou te dar a dica mesmo assim! rsss Afinal, 2 dúvidas iguais em 24 horas? Me sinto na obrigação de compartilhar com vocês.

Uptade! A BIC apareceu! Ela se chama Rosalynn e apagou o comentário aqui pra escrever um e-mail bonitinho acolá. Muito prazer :)



Esse é o coitado do criado mudo da Lilibeth, ó:





E, para quem quiser ou tiver paciência, segue o "textinho" que publiquei lá no Facebook dela com as minhas idéias de ressucitação:



"Lilibeth, esse criado mudo tem muuuito potencial! De cara, já penso em várias soluções...



Não sei qual o material desse móvel, mas parece madeira. Só que o bichinho morreu afogado em tanto verniz, né?? rsss



Bom, pra eu sugerir uma cor, eu pre
cisava ver onde você vai colocá-lo, o que tem em volta, mas acho que ele receberia bem qualquer cor.



Se você não quiser ousar tanto, eu pintaria ele de verde escuro, mas tô vendo que tem uma parede azul royal aí atrás né? Se a mesinha for ficar nessa parede, pintaria ela de branquinho e daria o toque com os puxadores. Pra pintar, eu usaria tinta em spray (Sugestão: Colorgin para uso geral). Você vai gastar pouco mais de 1 tubo. Apesar de ser um pouco mais caro, acho que compensa, pois é muuuito mais fácil de pintar, nao deixa marca de pincel e não precisa envernizar, pois essa tinta já dá aquele aspecto laqueado. O tempo entre cada mão é de 30 minutos. Ou seja: contando com o lixamento, em 2h vc tem um móvel novo. Mais fácil, impossível.



Antes de pintar, você vai precisar lixar MUITO esse verniz. O marido dá uma força nessa etapa né?



Depois de 2 mãos, dá uma outra lixada pra deixar tudo uniforme (bem de leve senão tira as camadas de tinta por baixo), e passa a última mão de spray. Essa última lixada antes da última mão é o pulo do gato pra um acabamento legal.



Não sei quanto vc pretende gastar nessa ressucitação... se quiser gastar pouco, use a mesma tinta em spray para pintar esses puxadores. Mas eu trocaria os puxadores por uns mais bonitinhos e coloridos. Vai fazer toda a diferença! Eu compro puxadores no Shopping da Gávea (Trinca Ferro) ou no Botafogo Plaza (Rupee Rupee). Cada um custa em torno de R$12. Mas se você vai muito ao centro, acho que você encontra por um preço mais em conta.



Agora vamos a esse vão enooorme entre as gavetas. Tenho 2 sugestões:



1- "Eu adoro esse móvel e não quero me desfazer dele tão cedo":



Com uma furadeira, 4 pinos e uma placa de compensado cortada sob medida, faria uma prateleira entre as gavetas. Dependendo do que você pretende guardar, faria até 2 prateleiras. E pintaria as placas com a mesma tinta em spray.

Aí eu tenho uma ideia legal: se você pintar o móvel de uma cor bem neutra e colocar prateleiras, antes de colocar as prateleiras, cole um contact ou um papel colorido nesse fundo! Vai dar um charmezinho a mais, sem ficar muito chamativo!

Colocar mais uma prateleira não vai ter custar nem 10 reais, e vai te ajudar a organizar melhor os objetos no móvel, deixar tudo mais arrumadinho.



2- "Eu só quero mesmo mudar a cara do móvel, sem ter muito trabalho":



O que eu acho que faria uma enorme diferenca seria comprar uma caixa bem bonita, exatamente da largura do móvel. Sabe essa caixinha azul que está aí? Entao, tipo isso só que 3x maior :) Assim, a parte superior da caixa vai ser uma espécie de prateleira, que vai te ajudar a disfarçar esse vão alto. Aí, dentro da caixa, você coloca tudo quanto é tralha. E, em cima da caixa, coloca um enfeitinho fácil de tirar caso vc queira mexer na caixa. Ex: algumas revistas legais, uma velinha...

Você encontra umas caixas legais, de tudo quanto é tamanho e cor na Leroy Merlin. Mas, de novo, se vc vai sempre pro centro... melhor comprar lá!

É importante que a caixa seja uma extensão do móvel, pra isso, basta escolher uma cor / estampa que complemete a cor e puxadores que você escolheu para o criado. Tipo: parecer que essa caixa veio junto com o móvel, sabe? Uma caixa grande de palha ia ficar um charme.



Bom, espero ter ajudado! Quero ver fotos da transformação! Não esquece! Beijosss!!"




Lili, promessa é dívida hein... Quero ver as fotinhos da transformação!





Mari, seu e-mail não está esquecido não viu! É o próximo!



Rosalynn, complemento para a dica: as camadas de tinta são beeem fininhas tá? Na primeira mão, ela vai ficar cheia de falhas, quase não vai cobrir a madeira. Vai ser mais uma nuvem de cor. É assim mesmo! Na segunda, a cobertura vai ser quase 100%. Mas cobertura total mesmo, só na 3a mão. Isso é importante para não criar bolinhas e para a tinta não escorrer! E posicione o spray a uns 20 cm da peça, no mínimo. É fácil! Verás... E fotos! Por favor! :)

16 comentários:

  1. Thalita do céu, você deu uma aula nesse post! Amei!
    Ontem estive no centro e quase comprei essa tinta Colorgin na Caçula, agora lendo seu post morri de arrependimento , ahhhhh!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Caramba...tenho um móvel exatamente igual a esse e estava pensando em uma maneira de reformá-lo...pronto...resolvido. Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Oba! Estou na fila! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia minina munita !!!!
    Esse seu cantinho é demais.Cada dia que passa ficamos mais fã.Te prepara que em breve vc vai receber pedidos nossos.
    beijo com carinho e uma ó-te-ma quinta.

    ResponderExcluir
  5. Thalita do Céu, nem sei como agradecer tanto carinho e atenção!!! Alias, aqui vc ta cercada de pessoas maravilhosas, ontem também enviei um e-mail a Elaine do Casinha encantada e ela foi superr fofa comigo. Desculpe ter apagado o post, mas achei que vc ainda não tinha lido e que, de repente, pelo e-mail, que eu só vi depois, você veria mais rápido rs!

    To bobaaaaaaaa com sua aula ... e pode deixar que eu vou fazer um post lá no blog mostrando o antes e o depois do meu criado, e isso não demorará rsrs!

    Obrigada mesmoo!

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Thalita,
    adorei o post e a idéia de dar pitacos, assim você nos ajuda a "abrir a mente"..."por a caixola pra funcionar" ....adooooro
    Andréa Cristine

    ResponderExcluir
  7. Se vc conseguir fazer esse criado-mudo ficar aprazivel, minha admiracao por vc vai ficar sem limites! Mas vc sabe, vc tem potencial (mais do que o criado mudo)!
    Bjss

    ResponderExcluir
  8. Caraca! Com a loucura da mudança eu não tive tempo de passar aqui e ver esses posts!
    Fantástico mesmo, Thalita! Super ajuda!
    Já peguei várias idéias, inclusive as dos caixotes de feira que vou pintar e fazer um monte de porta-revistas, estantes... vc vai ver tudo!
    Vou precisar muuuito de vc! =D
    Minha casa nova está uma tela em branco (com algumas paredes rosa-desespero, amarelo-ictericia e vermelho-susto! lol).
    Obrigada pela ajuda MESMO!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Oiiii, vi seu trabalho na REVISTA AG DE 31/10, fiquei encantada. eu Eu te enviando umas fotos de movéis, tem como v me dá umas idéias??não levo jeito para isso, mas quero tentar..sei q com uma boa ideia eles ficarão lindos.
    parabéns pela sua criatividade e pelo seu blog.

    ResponderExcluir
  10. Oii!! Obrigada pelo retorno! Inclusive, se você tiver a matéria da revista para me enviar escaneada, iria adorar! Porque eu ainda não li!
    Fico aguardando as fotos dos móveis!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. ADOREI a dica e já sei até onde aplicar!!

    bjoks
    Camilla Nesti

    ResponderExcluir
  12. Coitado do criado carregado de verniz!... Quando comprei meu apê, pedi ao pintor pra retirar a tinta marrom da porta e deixá-la no tom da madeira. Você nem imagina meu susto quando ele me respondeu "só com striptizi". Hahaha! É um removedor rápido de tintas e verniz que tem esse nome ("Striptizi Gel"). Vai economizar muque e tempo da mocinha aí. Seu site é fantástico! Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. oi! Adoro ver suas criações... a meses penso em fazer umas mudanças aqui em casa, com pouco dinheiro tem que ter mta criatividade. Preciso de ajuda! Primeiro em que local do Rio eu encontro papel de presentes bonitos para colagens? e tenho uma mesinha em madeira sem tinta alguma, qual tinta devo usar, a spray direto? deve um video que vc fez colagens de tecido em madeira, mas não to achando. HEL

    ResponderExcluir
  14. Oi Jessica, eu compro na papel craft!! é um pouco caro, mas as estampas sao maravilhosas! Pode aplicar a tinta direto, se a mesinha nao tiver com verniz e sem desníveis. Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Hmmmm, a dica do spray! Gostei! Mesmo se for usar uma cor clara e a madeira é escura? Tipo, usar amarelo. Epasso PVA branca antes pra fazer o fundo? 

    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  16. estou me inspirando no seu blog tenho umas peças precisando urgente de vida, mas naooooooooooo consigo usar a tinta spray escorre tudo, me ajude por favor 
    elen

    ResponderExcluir

Fique por aqui e passeie por outras histórias. :)