25

Pitacos: a casa da Mari

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Hoje o blog faz 1 mês de vida! E, de presente, recebi uma ligação que me deixou de pernas bambas. Torçam por mim, amanhã de noite talvez tenha novidades e conto pra você!





Nessa última terça feira, saí atrás de tinta, pois já tenho um projetinho na fila! Mas sabe quando a pessoa vai chegar do trabalho às oito da noite e pintar parede? Tudo bem que eu até tento dar volta na preguiça quase todos os dias, mas pintar parede de noite, dia de semana, depois de trabalhar por 10 horas é só para os espíritos muito elevados!





Então, como hoje não tem invenção aqui em casa, eu invento na casa dos outros! Há 2 dias, a Mari me mandou um e-mail escasquetada com a sua parede vermelha. Ela é de Recife e mora com o noivo em um apartamento alugado. Mas isso é por pouquíssimo tempo, pois já já o seu apartamento recém comprado fica pronto. Que delícia hein Mari! Enquanto isso, ela quer deixar esse cantinho aqui com a cara dela. Olha só o apê da Mari hoje:







Mari, antes de qualquer coisa, eu não sou arquiteta, viu? Mas eu acho que sou. O que pra mim basta  pra eu ter dezenas de idéias para a sua sala. Os 2 e-mails que trocamos foram pouco para eu entender seu gosto... mas se você lê aqui o blog e me pediu as dicas, imagino que eu posso dar sugestões seguindo meu gosto pessoal, né?  E começam os pitacos:


Como o nome do blog já diz, eu gosto é de casa colorida! E, apesar da sua parede ser colorida, sabe por quê você estranha tanto ela? Por quê ela é a primeira coisa que você bate o olho quando olha pra essa foto, pois ela está muito em destaque. Além disso, você vai se mudar em breve! Pra quê ter a trabalheira de pintar parede? Sua parede vermelha é linda! Só precisamos tirar o melhor dela. :)


Acho que essa parede vermelha pode ser só um toque de cor ousada, que aquece o ambiente. Pra isso, eu colocaria alguns quadros que cobrem bastante a parede. Assim, o foco principal será o quadro. A parede será só um detalhe. Mas quadro é tãao caro né? Como eu achei que a sua parede vermelha tem muito potencial, vou sugerir uma idéia que eu tô namorando há semanas aqui pra casa e ainda não botei a mão na massa:


- 2 ripas de compensado cortadas sob medida, com uma profundidade de aproximadamente 2 ou 3 cm. Eu já pesquisei porque tô querendo fazer isso aqui na sala. Um compensado desse em loja de construção custa uns 20 reais cada um. Mas você também pode dar a sorte de conseguir essas belezuras em madeireiras, obras e até naquelas caçambas de entulho que ficam na rua (seus olhos também brilham quando se deparam com uma caçamba de entulho ou sou só eu?). A extensão das ripas fica por conta do sofá. Seria legal se as ripas tivessem a mesma largura do dito cujo. Acho que fica mais bonito e aloooonga a parede. Isso é meu achômetro, claro!


- Depois de encontrar ou comprar as ripas, você procura 2 tecidinhos bem bonitnhos com estampas que se complementem. As lojas de tecido vendem diversas opções de estampas assim. Geralmente as costureiras compram para fazer jogos de lençol! É fácil de achar, vai por mim! Eu quero comprar pra fazer fronhas, mas só quando a minha máquina amada de costura for comprada.


- Cola branca + pincel ou grampeador de estofador. Para prender o tecido na ripa, não tem segredo! Acredite: colar tecido com cola branca em madeira é muito mais fácil que você imagina. Escolha um tecido mais parecido com o algodão que é batata. Passe a cola com um picel (qualquer pincel, mas eu acho que aqueles mais chatos facilitam). Economize na cola, pois não precisa de muito. Se você exagerar na cola, quando o tecido secar, ele pode ficar muito brilhoso em alguns pontos com mais cola e mais fosco em pontos com menos cola, pois ela vai secar tipo um verniz. Mas é fácil, a cola deixa o tecido super maleável! Errou? Deu ruguinha? Tira e faz de novo. O tecido não rasga que nem papel, então é super fácil você acertar na mão, mesmo que você tenha que fazer e refazer dez vezes. Pulo do gato: dilua a cola em um pouquinho de água pra cola ficar mais fina, penetrar mais fácil no tecido e espalhar melhor. Mas se você não quiser essa lambança, compre ou pegue empretado um grampeador de estofador, estique bem o tecido na frente e grampeie tudo na parte de trás. Eu iria de cola mesmo, pq não é todo mortal que tem grampeador de estofador né? O meu, por exemplo, é emprestado do padrasto.


- Pra prender na parede, encha a parte de trás da ripa de super fita (ou VHB, ou fita banana) e pronto, cole na parede! Nao precisa nem fazer furo. Essa frase não é música para os ouvidos de quem tem apê alugado: não precisa furar parede! :) Só preste atenção e coloque o maior ponto de contato de fita possível, pois como a ripa tem um certo pesinho, não podemos correr o risco da ripa cair na cabeça da visita né? Não economize na fita! Te imploro!


- Outra coisa que eu acho legal é brincar com estampas diferentes, seguindo a mesma cartela de cor. Por isso, colocaria um tapete entre os sofás, pra dar uma aquecida nesse piso frio. E, no sofá, uma almofadinha de bolinha num tom neutro. Você já aproveita uma viagem só na loja e elege um tecido + espuma para que uma costureira amiga faça uma capinha dessa retangular (adoro almofada retangular, acho um charme!) pra você.


- Em relação à janela, eu ficaria bem sem cortina. Mas como você perguntou se deveria ou não colocar, eu diria que sim! Mas não para escurer o ambiente, já que você tem uma parede vermelha, que deixe a luz entrar... :) Mas também acho que cortinas dão um toque acolhedor pra nossa casa! Então ficaria com uma cortininha leve em uma cor natural.


- Sua varanda é pequenininha como a minha e um charme! Cheia de plantinhas, casa de passarinho, sininhos... Nao mudaria nada!  Mas como você quer mudanças, que tal pintar os vasinhos com uma cor vibrante que complemente a sala?


- E, pra terminar, vamos falar da mesa de jantar, só pra rimar! Não sei se você pode pintá-la, pois você disse que alguns móveis são do proprietário do apartamento. Mas eu acho que ela nasceu para ser verde :)


Minha invenção de moda ficou assim ó:
E o "antes", perto do Pitaco, pra facilitar a comparação:


Mari, essa é a minha visão da sua Casa Colorida :) O que achou?

25 comentários:

  1. Oi Thalita,

    Definitivamente adoro seu blog e suas dicas. Especialmente porque vou ter uma casa colorida...

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Cristina! Que gostoso saber que você gosta do blog! Casa colorida nâo fica muito mais feliz?
    Beijos e apareça por aqui!

    ResponderExcluir
  3. Thalita, definitavamente vc é muitoo especial ... que pessoa fantastica e dedicada, ameiii a composição acima!. Pensei em copiar e colocar como cabeceira da minha cama, uma vez que não tenho e não quero furar parede tb. Mas esse fds vou providenciar as fotos para te enviar. TO ANSIOSAAA! rs

    Bjcas e ótimo fds!

    ResponderExcluir
  4. Oi Tha! Que legal sua montagem!!Acho que vou te indicar la no Casa Montada...tem tantas meninas pedindo ajuda e infelizmente nao dou conta mais de faze-las... rs
    Tudo de bom pra vc,querida!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Thá! Que alegria ver toda sua atenção comigo publicada aqui! Como já lhe disse por e-mail, A-DO-REI! Só corrijo mesmo a questão do apê ser minha futura casa, comprada, q só será recebida ano que vem. Essas fotos e todos os móveis são do atual morador...qd eu me mudar pra lá tudo isso sai, só fica a cor da parede :) Beijos mil!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia minina munita,
    vir aqui no teu cantinho é sempre bom demais !!!!
    Doramos seus pitacos.
    Posso fazer um pedido ???
    Mostra também tua mesa de trabalho e ainda faltam partes da sua casa pra gente conhecer.
    Um ó-te-mo final de semana.
    Beijo com carinho

    ResponderExcluir
  7. Tha adorei suas dicas, a moradora então deve ter adorado, gosto do seu jeito carinhoso e engraçado.
    Ah...vou mandar fotenhas da minha sala para vc dar pitacos.=D
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. A CASA NÃO É MINHA MAS ADOREI...... ehehehehehe
    Adoro seu blog.
    beijão
    Telma

    ResponderExcluir
  9. Oi, Thalita, adorei seu blog!
    Deixa eu te perguntar...o poster que vc tem "Keep calm and carry on", vc comprou ou imprimiu? Porque imprimi um mas a qualidade não ficou legal!
    Depois me passa a dica, please? Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  10. Oii Thalita, conheci seu blog hoje e adoreiii...
    Já estou te seguindo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Achei tão fofo seu blog! Também vou querer pitacos seus, eim!! Parabéns pela criatividade.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Tha!
    Olha aí meu email...
    apalvares29@hotmail.com
    Obrigada, viu? Vou dar uma olhada no blog.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Thalita, já posso dizer q gostei!

    Olha to com sorteio no blog, passa la!

    Beijão

    ResponderExcluir
  14. Oi Thalita! Adorei as ideias! Gostaria de saber qual programa você uso para fazer o depois das mudanças que vc sugeriu, ele é tudo que preciso pra ver como vai ficar a nova decoração do meu quarto... vamos trocar? depois eu mando como ficou o quarto com as minhas ideias pra vc me ajudar, topa? Aguardo! bj

    ResponderExcluir
  15. Oi Tatiana! Eu uso o Photoshop, um editor de imagens bem conhecido! Dá pra baixar uma versão para degustação no site da Adobe.com. Não é tãaaao simples mexer, mas dá pra fuxicar e descobrir alguns comandos! Me avisa se deu certo! :)

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    NAda como a gente ter a casa personalizada com os nossos gostos e preferências.
    Adorei!
    Espero sua visita lá no meu blog.
    Bjs
    Regiane

    ResponderExcluir
  17. Oi Thalita!
    Acabei chegando no seu blog e adorei! Ano que vem pretendo me mudar para um cantinho só meu e espero que consiga decorar tão bem assim como vc fez no seu apê. Pelo menos achei meu gosto bem parecido com o seu!
    Vou te seguir, ok?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi Thalita! Como assim? E a minha casinha? Não se esqueça das velhas amigas! Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi! Vi o endereço do seu blog na revista AG de domingo, 01/11/10 e resolvi conferir. Um luxo! Não podia deixar de comentar esta frase sua: "seus olhos também brilham quando se deparam com uma caçamba de entulho ou sou só eu?" Sou uma cafona feliz rs, minha casa as vezes parece uma loja de antiguidades misturada com clássicos, modernos etc... mas não deixa de ser aconchegante afinal sou taurina, enfim,... meus olhos tambem brilham perto da caçamba de entulho, as vezes, até de um lixo considerável rsrs. Abraços e Parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  20. Vi o endereço do seu blog na Revista O Globo de hoje e resolvi dar uma passadinha para conferir!! E valeu muuuito a pena!! Adorei e já virei seguidora!! Me identifiquei em vários momentos.. rrs

    bjoks
    camillanesti.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Mas essa menina é demais!!! Parabéns vizinha de mesa!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  22. precisa melhorar o photoshop heim, mas valeu a intenção... a idéia de misturar estampas floridas e pequeninas com listrado é uma aposta certa e aconchegante. =)

    ResponderExcluir
  23. Diz que está disposta a dar pitaco no meu escritório...DIZ...DIZ!!!
    Diz que posso te mandar uma foto pra vc me ajudar...
    Diz que vai me passar seu e-mail, face...ou coisa parecida pra conversarmos...DIZ!!!

    Super DEMAIs o seu blog!
    Virei fã!

    ResponderExcluir
  24. Demais as sugestões acho que vou aproveitar, lá em casa.

    ResponderExcluir

Fique por aqui e passeie por outras histórias. :)