47

Uma questão de panda(s)

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012




Image and video hosting by TinyPic
SHIFT+Clique
É sempre uma alegria participar do Decora! Cada convite acompanha aquela sensação gostosa de desafiozinho, sabe? Que me sacode da rotina e ainda nos presenteia sempre com um post pra lá de original aqui pro blog. Porque em qual outra situação você veria um carrinho de cabeleireiro multicolorido ou uma cômoda de pandas por aqui? 



Eu disse pandas? Na verdade, eu só repeti! Pois meus "clientes" desse episódio estavam mais do que decididos. Queriam uma parede de planetas aqui, um vermelho acolá e que sua cômoda branca se transformasse numa cômoda de pandas! 




E como pedido feito é pedido executado, saiu uma cômoda de pandas pro Henrique e pra Helena. :)


Pois é, eu sou uma pessoa horrível que esquece de fotografar os passo-a-passos.  Mas pra compensar, fiz fofurinha na lista de materiais necessários e vou ser detalhista na explicação, tá valendo? :)


A cômoda das crianças era feita de MDF revestido. Ou seja: aquele móvel lisinho, que parece até laqueado, que você encontra nessas mega lojas de decoração. E pra quem sempre pergunta se dá pra mudar um móvel desses, aqui está a resposta! Pra começar, dei uma B.O.A. lixada nele e depois passei um pano com álcool pra tirar qualquer gordura e poder receber a tinta sem problemas.


Como o tempo era curto, optei pela tinta em spray fosca na cor verde. Lembrando que o casal de irmãos divide o quarto! Por isso, tentei o meio do caminho entre o menininha e o só pra rapazes. E qual a tinta? MTN 94, cor Verde Thai. Duas mãos foram suficientes.


Mas vai por mim? Se você tiver mais tempo que eu, use uma tinta acrílica mesmo, dessas de pintar parede, com um rolinho de espuma. Faz menos sujeira, é mais barato, mais fácil de pintar e o acabamento fica parecido. Só preste atenção que, no móvel, a tinta acrílica costuma ficar 1 tom mais clara que na cartela de cores da loja! Então já sabe...


As gavetas receberam essa impressão de pandas que eu montei num editor de imagens. Levei numa gráfica para imprimir numa plotter e, pra caprichar ainda mais no acabamento, pedi uma laminação fosca por cima, para proteger o papel da umidade e do verniz. 


"Ahhh, Thalita, mas eu não sei mexer em editores de imagem... snif!!" Já estava esperando alguém choramingar se pronunciar! Se você não tem muita intimidade com o editor de imagens pra fazer seu próprio layout, um papel de presente bonito tá valendo. E mais: os papéis de presente já costumam vir com essa laminação fosca ou brilhosa. Ou seja: meio caminho andado. 


O papel de pandas foi cortado com estilete para ficar exatamente do tamanho da frente das gavetas. Na última hora, as laterais continuaram branquinhas, pois achei que deu uma leveza a mais pro verde, não achou?


Para fixar o papel na gaveta, nada de cola! Depois que descobri o poder da fita dupla-face, nunca mais quis saber de me lambuzar ou de temer as rugas e bolhas no papel! A fita precisa ser boa, tá? Não me venha com aquelas fitas fraquinhas pra depois falar que tentou e não deu certo rs.


Os puxadores receberam 2 mãos de tinta em spray laranja. (MTN 94, cor Naranja Fênix).


E depois de tudo pronto, 2 camadas de verniz em spray fosco (Colorgin para artesanato). Do verniz em spray em não abro mão! E nem você deveria, viu? Ele dá "O" acabamento pra peça, além de protegê-la de futuras limpezas. 


E ficou assim! Gostando ou não, eu só falo uma coisa: é tão bom estar de volta... :)






47 comentários:

  1. Aiiii.... Vc acha q é bom estar de volta, nós então damos graças a "nossa senhora do pincel desamparado"... Só um pitaco talithinha... Já q vc mandou imprimir a arte dos pandas, não seria melhor imprimir em papel adesivo, ou até o próprio vinil adesivo?... Economiza dupla face e tempo...

    ResponderExcluir
  2. hahaha querida, só vc mesmo!! Sim, se tiver impressão em adesivo fosco, melhor ainda!! Na gráfica que eu fui, só imprimia no adesivo brilhoso, coisa que eu nao queria! :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Thalita, seria muito perguntar qual o número da lixa que voce usou? 
    Ah, e B.O.A lixada, quer dizer horas? rsrsrrsrs

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol,

    eu não lembro o número da lixa, mas era aquela folha marronzinha para madeiras. Nem muito forte, nem muito leve. Uma boa lixada quer dizer deixar toda a superfície opaca e porosa. nao precisa arrancar toda a tinta. Lixei por uma meia hora e haja braço! Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Oi Thalita, eu adoro o seu blog. Tenho espiado há alguns meses e eu adoro tudo que você coloca aqui. Estou com uma dúvida técnica. Estou morrendo de vontade de reformar um armário de metal, mas c como lidar com tinta spray quando a gente mora num apertomentozinho? É preciso forrar tudo com jornal? com lona? Existe algum macete? 

    Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  6. Nath,
    Não aconselho pintar armário com spray em casa nao!! Vai fazer uma sujeirada, só, mesmo que vc forre! Vc tem garagem? Aconselho a pintar na garagem ou na rua mesmo, tarde da noite! rs

    ResponderExcluir
  7. Tata, o verniz segura o papel sem a cola, so com a fita dupla face?

    ResponderExcluir
  8. Oie!!

    Primeira vez comentando por aqui, pq conheci o blog tem pouco tempo, mas já li e reli todos os posts!
    Esse blog é mágico, sério! Dá vontade de sair reformando tudo em casa hahaha
    Adorei a ideia da cômoda, pq tenho verdadeira adoração por pandas! <3

    Beijocas
    Nati

    ResponderExcluir
  9. Oi Nati, que feliz! Adorei saber! Então mãos à obra! rs

    ResponderExcluir
  10. Segura, sim!! vai por mim rs... Se quiser deixar selado, selaaaado, vai com a cola. Mas o verniz segura!

    ResponderExcluir
  11. Adorei!!
    Ficou lindo!!

    http://dicasdeingrid.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Muito lindo, amei super original.....
    Bjks Sandra

    Meu Blog: http://antesedepoisfazendoarte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Passa a marca da fita dupla face por que ja comprei algumas e não prestaram, talvez vc conheça alguma que eu ainda não tenha usado..fico grata bjs Sandra

    ResponderExcluir
  14. lindo! nem parece a mesma comoda.

    ResponderExcluir
  15. Você andou meio sumida neste fim/inicio de ano... Thalita, gostei do trabalho do post, mas minha dúvida é sobre outra coisa: sua mesinha vermelha. Aqueeeela do início, da chuva e dos sons de violino. Tentei fazer algo parecido com um criado mudo de madeira que está há décadas com minha família. A tinta que usei foi um esmalte a base de água de secagem rápida bem prático de trabalhar, mas acho que escolhi o rolinho de pintura errado e a tinta ficou cheia de bolinhas depois de seca. Um horror. Será que dá pra lixar e fazer tudo de novo? Estou com medo de botar a perder mais ainda...

    ResponderExcluir
  16. Oi Izabel! Andei sim, sumida...:( O trabalho me sequestrou rs... mas to de volta! Olha, pra pintar com esmalte, você deve usar rolinho de espuma, aquele amarelo! Se foi esse que vc usou, estranho ter dado bolinha! Mas o lado bom é que dá, sim, pra lixar tudo e começar de novo :) Boa sorte!!

    ResponderExcluir
  17. Maravilhaaaaaaaaaaa, que bom que volta já estava cansadinha de tanto passar por aqui e nada de novo, bjs

    ResponderExcluir
  18. eu amei..linda e divertida!bjs!

    ResponderExcluir
  19. que fofuraaaaaaaaaaaa, adorei

    ResponderExcluir
  20. Q liiindo! Amei a transformação! Parabéns!
    Beijos, linda semana!Luiza Mallmanndecorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21.  Rogério - DF
    Estou impressionado com tanto talento e simplicidade, adorei seu site..já vi que vou ficar viciado, passando por aqui todos os dias. Parabéns, bjo

    ResponderExcluir
  22. Carla Patricia de morais30 de janeiro de 2012 às 14:48

    Fico boba com teu talento!!!!rsrsrsr Quem diria que uma cômoda de pandas fosse ficar tão linda e que a mistura de verde, laranja, azul e "panda", ficasse tão harmonioso!!! Lindo demais!!!!!

    ResponderExcluir
  23. Adorei !
    Show !
    Bjssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  24. oi Thalita 
    Acho o seu blog uma delicia viajante 
    entro aqui e tenho um milhão de ideia malucas
    Por conta disso comprei uma penteadeira pé palito 
    Manda uma sugestão do que fazer com ela ?
    posso te enviar as fotos?
    bjuuuuu parabéns

    ResponderExcluir
  25. Olá, querida Thalita. Claro que amei...
    Mas diga aí qual fita dupla face você usa e como usa, em toda a beirada do papel e um pouco no centro, enche o papel todo, como e qual? 

    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Oi Xará! Manda pra mim... mas manda uma fotinho de onde ela vai ficar tbm, tá? Beijo!

    ResponderExcluir
  27. Ja comprei DOIS vernizes hj! Te conto dps! =)

    ResponderExcluir
  28. Fabiane Avena de OLiveira31 de janeiro de 2012 às 09:12

    Olá, acompanho a alguns meses seu blog e você está de parabéns por que é muito interessante o que faz com os móveis. Eu me animei e tentei fazer num móvel a colagem de papel presente mas ficou horrível, todo enrugado com a cola. Agora lendo novamente vi que voce usa dupla face , fiquei bem na dúvida por que olhando os móveis a gente não vê nenhuma marca desta fita.  Como você faz ? desculpe se o dúvida é muito básica mas minha habilidade é bem limitada e gostaria de modificar uma cômoda do quarto da minha filha de 9 anos, ela está ansiosa para ver a mudança e eu com um medo congelante de estragar o móvel e ainda desiludi-la por que já mostrei fotos do seu blog e ela é tua fã.

    Obrigada desde já agradeço por qualquer ajuda e parabéns pelo blog,

    Fabiane

    ResponderExcluir
  29. Thalitaa venho acompanhando seu mega blog há algum tempo mas ando ainda tímida pra comentar.. em primeiro lugar parabéns pelo trabalho e em segundo (querendo invadir o primeiro..rs) queria saber se você já pintou algum fogão, tenho um caquético aqui em casa implorando por uma reforminha básica, não queria trocar pois tem um forno excelente e foi o sogrão que deu..se puder me dizer que tinta usar, onde encontrar botões novos etc.. bju

    ResponderExcluir
  30. Aline, nunca pintei! Conheco gente que pintou e deu certo! É que o meu ainda tá branquinho que só. :) Quem pintou usou COLORGIN para uso geral. Beijo!

    ResponderExcluir
  31. A fita é AFA Sumaré, uma amarela. Você coloca a fita em TODA a superfície, sem sobrepor, e sem deixar espaço sem! Coloca bem rente às beiradas, pra não subir orelhinha depois!!
    beijo!

    ResponderExcluir
  32. A fita é AFA Sumaré, uma amarela. Você coloca a fita em TODA a superfície, sem sobrepor, e sem deixar espaço sem fita! Coloca bem rente às beiradas, pra não subir orelhinha depois!! Eu prefiro até deixar sobrar e depois aparar com estilete, pra garantir que terei fita sobre toda a área!
    beijo!

    ResponderExcluir
  33. Livia, que DICA!!! Amei! Vou correndo fazer um post para espalhar para todo mundo! Beijo!

    ResponderExcluir
  34. Thalitaaa!! Tenho uma dúvida e acho que você pode me ajudar rsrs
    Esse final de semana vou me meter a revistir uma sapateira que tenho e não gosto da cor dela com papel de presente, porém ela é invernizada, como vou usar fita dupla fazer ao invés de cola preciso lixar mesmo assim ou não vai ter problema por ser dupla face?
    Ahhhh... adorei conhecer seu blog, suas dicas são tudo ;)
    Bjps

    ResponderExcluir
  35. Thalita, lindo de morrer!!!
    Me diz uma coisa: é de extrema necessidade lixar esse tipo de móvel antes de aplicar o papel??? Eh que moro em apartamento, faria uma sujeira danada... rs
    Bjos

    ResponderExcluir
  36. Jho, sem lixar, a tinta e a fiota dupla face pegam de forma xôxa!!

    ResponderExcluir
  37. Oi Thalita!
    Seu blog é o máximo! Tenho milhares de idéias olhando suas obras de arte!! Estou me mudando para um apartamento próprio, praticamente uma tela em branco!! Fiz aquela parede com papel de presente. Ficou LINDA!!! Queria te enviar as fotos!! É casadecolorir@gmail.com? Bjos e Parabéns!!

    ResponderExcluir
  38. Thalita, querida! Adoro seu blog, e essa cômoda ficou show, juro que não acreditei que ia ficar tão boa! Ficouo maravilhosa!!! Você está de parabéns!!!!!
    Beijos,
    Rejane

    ResponderExcluir
  39. manda! isso mesmo!! :)

    ResponderExcluir
  40. Camila, precisarrrr, não precisa. Mas se você lixar, a fita adere com muito, mas muito mais força! Eu aconselho! Beijo!

    ResponderExcluir
  41. Oi, Thalita!Olha só, sou apaixonada pelo seu blog. Quando descobri, vi todos os posts (numa ansiedade desenfreada) em menos de 2 dias. Mas, o motivo do coments é pra saber sobre a tinta spray. Pintei umas coisas com spray aqui em casa, e adorei o resultado. E queria saber qual o spray que vc usou, pq pelo que parece vc tem como escolher umas cores mais específicas, não é?! É que nas lojas eu só tenho encontrado algumas cores mais básicas sem mta variação de tons. Parabésn pelo blog encantador e inspirador. Bjo.
    Lorena Macêdo

    ResponderExcluir
  42. OLÁAAAAA ACHEI DEMAIS SEU BLOG, SUAS ARTES... ENFIM... ME CADASTREI E AGORA NÃO CONSIGO POSTAR....:( QUERIA SABER O QUE FICA LEGAL, FAZER NAS PORTAS DE MADEIRA, SE VC TIVER ALGUM PROJETO ME MANDE!!! VOU FAZER PORTAS NOVAS, PENSEI EM PINTAR SÓ DE VERDE CLARO... SE VC TIVER MAIS IDÉIAS...

    ResponderExcluir
  43. queria saber sobre projetos em portas de madeiras..... queria reformar as minhas... pintar de verde clarinho...

    oque posso fazer de legal????????????????????????

    ResponderExcluir
  44. Hum... vou dar uma pesquisada e ver se acho bons frutos pra postar aqui! Beijos!

    ResponderExcluir

Fique por aqui e passeie por outras histórias. :)