28

Significado e forma

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Um dos prazeres de inventar moda em casa é ter alguém que invente com você. Melhor ainda, é contar com alguém que invente algo pra você e que ainda te surpreenda a ponto da tal invenção roubar o seu fôlego à primeira vista. Sabe aquela idéia que você olha e se pergunta como essa simplicidade tão apaixonante nunca havia passado pela sua cabeça? Pois é. É essa a sensação sobre o presente de Natal que eu ganhei esse ano.

Não faz muito tempo que eu olhei essas fotos pela primeira vez e fiquei encantada com cada uma delas. Elas foram tiradas pelo meu fotógrafo favorito, só meu... que foi pra rua pra fotografar o Rio do jeito que a gente conhece e adora, sabe? O Rio dos pé-sujos, dos pés-limpos, do Saara, da Feira de São Cristóvão, da Zona Norte, do garçom com 40 anos de casa.





Essas fotos foram feitas especialmente para o livro Rio Botequim (2011), mas eu gosto tanto de algumas que eu prefiro acreditar na versão de que elas foram feitas pra mim. rs...





E se você acha que dar uma foto de presente de Natal é pouca coisa, agora é uma boa hora pra rever seus conceitos. A essência do presente perfeito se resume em 2 palavras: SIGNIFICADO E FORMA, assim como os nomes de cada um dos 2 passos necessários pra que ele se materialize.





Quando eu falo de simplicidade, eu falo disso aqui, ó:



O combo:

- A foto amada, um tijlo de vidro, 20 reais e uma gráfica da esquina.



Com direito a passo-a-passo ditado e memorizado. Abre aspas.



Passo 1: SIGNIFICADO

Sabe a foto que tu gosta? É ela mesmo que você cata. Basta editar as medidas da foto pra que ela caiba exatamente sobre o vidro do tijolo, que custou R$17.





Passo 2: A FORMA

Na gráfica, é só pedir para que a foto seja impressa em adesivo transparente, que custa R$3, e cortar as bordas nas medidas.

Em casa, você passa um paninho com alcool sobre o vidro para remover qualquer tipo de sujeira/gordura e cola o adesivo sobre o vidro. É importante colar primeiro uma extremidade e depois ir colando aos poucos o restante, com a ajuda de uma régua ou espátula para evitar bolhas.





Aí.... ah... aí você repete essa operação quantas vezes quiser, escolhe um canto, empilha tudo e diz: "Pronto. Pode abrir os olhos".



Fecha aspas.  :)



* pra ver mais detalhado, clique na foto *








28 comentários:

  1. Oi, Thalita. Acompanho o seu blog a algum tempo, mas só hoje tive coragem de escrever, pois este post é tão simples e ao mesmo tempo poético, mostrando uma forma linda de mostrar imagens... Fiquei encantada! Um xero.

    ResponderExcluir
  2. Demais, demais! Tanto o significado do post, quanto a sua forma. Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Sonia,
    Seja bem vinda! :) Fico tão feliz...! Visitei seu blog... uma graça o mobile de elefantinho! Adorei seu trabalho!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Adoro fotografia, fotografo bastante e tb amo dar fotos de presente...Amei o modo de expor, vou montar alguns blocos...bjs e um lindo, criativo e FELIZ 2011!!!!

    ResponderExcluir
  5. Que idéia legal! Gostei muito!!! Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  6. Nossa que ideia 10; Obrigada pela super dica. Será que tem jeito pra colocar uma luminaria dentro???

    ResponderExcluir
  7. Nossa que bacana! Que idéia legal! Gostei muito!!!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  8. Caracas Thalita, visito sempre seu blog (tá até no meu blogrooll) mas hoje tinha que comentar! Que trabalho lindo! Amei! É de uma sensibilidade e criatividade de cair o queixo!! Beijos! www.omundodeeliz.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Menina, ADOREI isso!!!

    Vou te dar uma dica quanto a colar adesivos, que aprendi com meu sobrinho quando ele fez um adesivo
    do Dr. House prá mim:antes de colocar o adesivo na superficie desejada, molhe o mesmo com uma mistura de água e um pingo de detergente. Só então, coloque o adesivo. Dessa maneira você o posiciona facílmente sem perigo de ficar torto e com bolhas, pois é só você alisar o adesivo com uma régua que as bolhas que por ventura se formarem vão embora num minuto!

    Bjs,

    Lucia

    ResponderExcluir
  10. O manual de primeiros socorros das paredes é otimo.... leio sue blog sempre esto nos meus favoritos ,adoro suas ideias... tao simples e pratico .. vc ta de parabens. PS: a estoria das garrafinhas de arvore de natal é otima .... agora tudo que olho fico imaginando como vc faria ...to sempre por aqui bisbilhotando.

    ResponderExcluir
  11. Oi Thalita! Estou voltando da férias e eis que me deparo com este post, amei a idéia e vou tentar fazer com as fotos tiradas durante a viagem.
    Beijão,Aline.
    www.mamydesegundaviagem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Nossa adorei!!
    E eu nem gostava de tijolos de vidro, mas agora eles ganharam novos significado e forma!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Lindoooooooooo

    eu AMO esses 'tijolinhos de vidro' desde mais novinha mas nunca nunquinha [como vc falou] tinha pensado numa coisa tão na cara. rs Ameeeei e vou copiar aqui em casa =]


    Sophia Azevedo

    ResponderExcluir
  14. Tudo de bom essa ideia menina eu adorei!!! vc é d ++++...kkkk ei dá uma olhada no meu blog, lá tbm tem ideias legais...bjinhos http://thaystravassos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Menina, seu blog é o que mais amo...as melhores idéias vem dele!!!

    ResponderExcluir
  16. que idéia linda Thalita!!! Amei!! e vou fazer... rsrs

    beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Nova seguidora,adorei esta ideia com tijolos de vidro. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  18. Oi Thalita!

    Adorei a ideia e quero muito "aplicar"! Vc indica algum lugar no Rio para imprimir o adesivo?

    Beijos e parabéns pelas ideias fofas! :)

    ResponderExcluir
  19. Thalita, você já foi professora? Gosto muito da sua didática: faz tudo parecer muito fácil! rs
    Você sempre me surpreende! Verdade! E sempre, para melhor!
    ( Sinceramente fico me sentindo uma relapsa com a casa, vendo você fazer tanta coisa original e linda! Mas, espero aprender! rs)
    E você é a minha aposta, desde há mais tempo, para "bombar" na blogsfera este ano!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  20. Estou conhecendo seu blog hoje. Amei! Maravilhoso! Com certeza já entrou para os meus favoritos. Me identifiquei um pouco com seu perfil. Sou jornalista, escrevo sobre economia, mas adoro dar pitaco e saber mais sobre moda, decoração, gastronomia, cultura ainda encontro tempo para fazer balé! rsrsrs. Meus parabéns e muito sucesso para o blog e seu espaço no Extra.
    Beijos
    Aline Calamara
    Http://prosadejanela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. eu JURO de pé JUNTINHO que é a PRIMEIRA vez que gosto de tijolo de vidro na minha vida INTEIRINHA! [e são mais de 3 décadas]
    parabéns, adorei seu cafofinho online!
    =)

    ResponderExcluir
  22. E eu cá pensando em como ia expor uma coleção de fotos que garimpei... perfeito!!!
    Muito obrigada pela idéia!
    Beijocas, Gi.

    ResponderExcluir
  23. conheci seu blog há uns dias e achei ótimo!
    sabe dizer se funcionaria com fotos de pessoas o adesivo no tijolo de vidro?

    ResponderExcluir
  24. Oi,Thalita, comecei a procurar um apErtamento para alugar. Uma amigoan me indicou seu blog,porque ela sabe que,além de pouca grana, eu gosto de coisas assim. Minha primeria etapa está sendo achar o apêzinho (que nossa cidade virou uma loucura de preços). Após ter meu canto, começarei a fazer um garimpo na casa de familiares e amigos, pedindo a cadeirinha que não é mai sutilizada, a poltroninha etc. Depois, vou começara a fazer as coisinhas com a minha cara. Você está sendo uma grande inspiração para eu ter meu cantinho colorido. Enviarei fotos também :) Um beijo e parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  25. O seu blog é muito lindo e suas idéias sensacionais! é sempre muito bom passar por aqui e ver as últimas postagens...
    Gostaria de saber se o tijolo de vidro pode ser o ondulado também ou só o liso?

    ResponderExcluir
  26. Oi Talita tudo bem? Descobri seu blog há alguns dias e confesso todos os dias dou uma olhadinha pra ver se tem alguma novidade... Rs... Sempre gostei de tijolo de vidro, embora já tenha feito muitas reformas aqui em casa meu marido nunca gostou muito me apoiou, mas essa ideia achei maravilhosa, com certeza vou fazer para mim, muito criativo... 

    ResponderExcluir

Fique por aqui e passeie por outras histórias. :)