26

Não leve a sua parede à sério. Aliás, sua casa inteira.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Sabe do que eu mais sinto saudade da infância? Daquela imaginação infinita e ilimitada que toda criança tem. Para ela, qualquer lata vazia vira um tambor, palitos alinhados viram um exército inteiro, um pano de prato, o véu da princesa e um giz no chão logo se transformava numa amarelinha ou num grande sol, num pedido desesperado para a chuva dar uma trégua e deixá-la finalmente sair pra brincar lá fora.


Aliás, BRINCAR... Em que momento da vida a gente fechou o olho, abriu de novo e parou de brincar? Você se lembra? Eu não... Quando foi que essa imaginação fértil que nos permitia o "fazer de conta" cedeu lugar às preocupações? Quando essa criatividade toda foi suprimida pela insegurança, incerteza, pelo tal do medo de errar? Acontece, literalmente, num piscar de olhos, né? Quando a gente percebe, a gente já passou a levar a nossa vida tão à sério... E a nossa casa, como parte fundamental da nossa vida, acaba absorvendo essa seriedade por consequência. Desde quando a gente precisa levar a nossa casa tão à sério?


Quer um exemplo? Fico pensando naquelas pessoas que têm medo de pintar a própria parede de casa. Acho até graça! Tudo bem, você pintou sua parede e não deu certo. E agora? Ficou manchada? Ficou esquisita? Mas ficou da cor que você queria? Então, na minha opinião, já valeu à pena! Você parou de brincar no momento em que você passou a preferir a sua parede na cor gelo do que na sua cor favorita, por medo de errar.




E o que me enche de orgulho ao receber amigos aqui em casa é que eles saem daqui com um pouquinho mais de vontade de brincar na casa deles. Por que aqui, a casa não é só de colorir, mas também é de brincar. E tem coisa mais prazerosamente engraçada do que ver um adulto brincando? Espia só o último jantar que teve aqui em casa: coloquei todo mundo para testar meu novo projetinho. :)







E a minha vontade não é que você jogue um balde de tinta na parede, faça uma cagada e ache uma beleza não! Acho que cada um tem um limite. Mas qual é o seu? Tem gente que nem o seu limite sabe. Para quem gostou da parede pintada com lousa escolar, queria uma igual, mas acha que esse projeto está no nível 9.8 na sua escala de ousadia, ao invés de desistir, por quê não adaptar a idéia à sua escala?
Aproveita que o Natal acabou de passar e você deve estar cheio de caixa de presente por aí. Você vai precisar, principalmente, de: 



Estilete + Tinta de lousa + cola
 


Pintar cada uma com 2 camadas de tinta



Algumas caixas
Eu deixei secar cada mão de tinta por 6 horas. E, depois de secas, as caixas viraram telas para escrever o que você quiser com giz. Para reforçar ainda mais o nível 2 de ousadia, elas foram presas com fita dupla face na parede. Como são leves, não precisam de prego, nem furos, nem esses "pavores" que te fazem desistir de um projeto como esse. :)




O que escrever nas telas? O que a sua imaginação mandar! Na falta de inspiração, sempre existirá a Bossa Nova...


"Eis aqui este sambinha feito numa nota só.

Outras notas vão entrar, mas a base é uma só.

Esta outra é conseqüência do que acabo de dizer.

Como eu sou a conseqüência inevitável de você.

Quanta gente existe por aí que fala tanto e não diz nada,

Ou quase nada.

Já me utilizei de toda a escala e no final não sobrou nada,

Não deu em nada.

E voltei pra minha nota como eu volto pra você.

Vou contar com uma nota como eu gosto de você.

E quem quer todas as notas: ré, mi, fá, sol, lá, si, dó.

Fica sempre sem nenhuma, fique numa nota só."


Samba de uma nota só
Tom Jobim


26 comentários:

  1. E essas almofadas, rs, show!

    Vou ver se tomo coragem, abraços

    www.bomsensoemformadegente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Apaixonei por esse projeto, que legal, não existe idade para ser criança, já imaginei essas telas numa pilastra que fica no corredor dacasa, bem diferente. Adorei, sempre passo por aqui para abrir um pouco mais o meu olhar para o mundo
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Tha, eu me identifico muito com você, penso exatamente assim e me arrisco, aliás quero deixar solta essa criança, ela que me sustenta, mas sempre me dá um meeedo, mas vou... e estou nessa de mudar aqui em casa, não consegui terminar ainda, mas quando finalizar te mostro ta? Você me inspira muito. Adorei tuas idéias, ficaram lindas! beijão

    ResponderExcluir
  4. Minha linda... Como foi seu natal?? Adorei a proposta... vou guardá-la para quando minha Maria Valentina chegar... rsrsrs... aí, posso escrever canções de ninar e declarações do meu amor... Ahahaha... por enquanto os "quadros-lousa" e a Maria Valentina são apenas projetos... bjos mil e feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  5. Nossa...falou tudo, assino embaixo, parece que seu texto saiu da minha cabeça de tanto que eu concordo.

    Amei o resultado do seu projeto.

    Ma-ra-vi-lho-so!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o texto e a ideia! Parabéns!

    Bom Ano Novo para vc!
    bjos
    :)

    ResponderExcluir
  7. Thalita.. amei a idéia!!! Queria colocar uma tela na cozinha mas estava com preguiça e não queria gastar comprando uma tela e fazer bobagem. E essa colcha linda?! De onde é?!?! bjs

    ResponderExcluir
  8. Adorei!
    O que são essas almofadas? Lindas demais.
    Onde conseguiu essas lampadazinhas? Sou do RJ também e procurei por umas bonitinhas assim e não encontrei. :(

    Beijos, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  9. Ficou lindoo!!!!!!

    Queria mesmo saber com que, geralmente, prende seus quadros!

    Parabéns pelo blog! Adoro

    beijos

    ResponderExcluir
  10. G-E-N-I-A-L!!!Um dos melhores projetos que vi em blog no ano de 2010!!Que bom,pois o ano já está terminando!!!

    ResponderExcluir
  11. Ficou tudo lindo demais. Parabéns por suas artes tão lindas e que sempre me inspiram.
    Feliz Ano Novo.
    Beijos
    Telma

    ResponderExcluir
  12. Thalita, adorei o post! Em setembro, colocamos a mão na massa aqui em casa e pintamos nossa sala, que estava feinha. Foi uma diversão: desde a escolha na paleta de cores até o resultado final. Um pintor profissional teria feito menos sujeira, mais rápido. Mas cadê a graça nisso hehehehe? E alguns dos quadros que temos foram feitos pelo meu marido. Ficaram lindos na parede recém pintada.
    Te desejo um Feliz 2011! Bjs

    ResponderExcluir
  13. Thalita, já comecei a colocar em prática minhas mudanças de férias no apê... Meu quarto já está quase 100%, mas esqueci de tirar fotos do antes... =( sorry!
    Mas, vou procurar que deve ter alguma velha... hehehe

    Enfim, tô escrevendo pra te perguntar uma coisa: esse engradado de cerveja que vc colocou na sua cozinha, dá pra pintar? mesmo ele sendo de plástico? não sou muito adepta de pinturas por ser MUUUUUUUUUITO alérgica.

    Beijinhos e um feliz 2011!!!

    Olívia

    ResponderExcluir
  14. Thalita que idéia brilhante!!! AMEI! E ótima escolha de música! :)
    Beijinhos e um excelente 2011, cheio de idéias novas!!!

    ResponderExcluir
  15. genial!

    amei seu blog!
    eu sou daquelas que vivem cheias de idéia, mas não botam em prática :(
    promessa pra 2011: ser mais assim como vc :)

    ResponderExcluir
  16. Muito legal!

    Adorei o efeito com o pisca.

    Feliz Ano Novo.

    Sra. N

    ResponderExcluir
  17. Amei, amei, amei a idéia! Primeira vez aqui e me encantei. Já separei algumas idéias para colocar em prática.

    ResponderExcluir
  18. Ameeeeei a idéia dos quadrinhos. Vou copiar de vc, tá?!
    E te mostro qdo ficar pronto : )

    ResponderExcluir
  19. meu Deus minha amiga passou o link do seu blog e eu estou siplesmente apaixonada pelo seu trabalho! estou com vontade de mudar minha casa inteira ,começando pelo meu quarto. Agora uma pergunta eu amei essas luzinhas( onde acho pra comprar) , fora os quadros (mas acho que vou tercoragem o suficiente e pintar a parede mesmo)..resumindo amei suas ideias e fique sabendo que ganhou mais uma fã. beijos

    ResponderExcluir
  20. Thalita, aonde fica essa gráfica?

    ResponderExcluir
  21. Alphagraphics, na Barra da Tijuca!

    ResponderExcluir
  22. Oi Thalita! Venho acompanhando o blog e amo! A ideia dos quadrinhos é ótima e linda, mas me encantei mesmo com a ilustraçao no início do post! De quem essa belezura? bjoca

    ResponderExcluir
  23. Gostaria de saber indicação de onde arrumar estampa em tecido e em papel e sugestao de escrivaninha. ;)

    ResponderExcluir
  24. Querida, primeiro PARABÉNS pelo site, é viciante! Nunca vi tanto bom gosto junto, lindo lindo! Depois, queria saber onde você conseguiu essas luzes, to louca atrás delas!!! Moro no Rio também! Obrigada!!

    ResponderExcluir
  25. no Saara tem de monte! Beijo!

    ResponderExcluir
  26. Thalita, descobri seu site há alguns dias e fiquei encantada, sou artista plástica de formação e fui professora de artesanato muitos anos, mas... desisti em favor do vil metal! :( Tenho um monte de diquinhas abandonadas aqui no note que você pode usar! Se quiser estou a disposição! Para acabar com os vazamentos com fita crepe é só apagá-las... isso, use uma borracha escolar, dessas da Mercur e apague bem! Fica perfeito! Grande beijo e parabéns!

    ResponderExcluir

Fique por aqui e passeie por outras histórias. :)