48

Manual de Primeiros Socorros para Paredes em Estado Terminal

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Sua parede sofre de anemia decorativa? Você pode e deve reverter esse quadro. Literalmente.


Depois que eu indiquei aqui o Feed Your Soul, muita gente se animou pra dar uma renovada nas paredes de casa usando menos de R$10. E olha... acho que tinha muita parede em estado terminal por aí, pois vários e-mails chegaram com dúvidas:
- "Como eu sei qual o tamanho da imagem"?
- "Como eu altero o tamanho da imagem dos Posters?"
- "Dá pra imprimir os Posters na impressora de casa?"
- "Você conhece outro site parecido de imagens para baixar de graça na internet?"








Pra minha angústia, minhas respostas não eram nada úteis! 



- "Como eu sei qual o tamanho da imagem"? Eu uso o Photoshop, um programa profissional de edição de imagens, que não é tão simples de mexer e tem que comprar licença pra utilizar.
- "Como eu altero o tamanho da imagem dos posters?" Então... também uso Photoshop pra isso!

- "Dá pra imprimir os Posters na impressora de casa?" Não...
- "Você conhece outro site parecido de imagens para baixar de graça na internet?" Não... nunca encontrei outro site parecido pela web.





Ou seja: uma chatice inútil reinava nas respostas e eu ficava com o coração na mão imaginando o leitor do blog desamparado:







ZZzzZZzzZzzzZZzz...


Mas se você já leu esse blog antes, você já sabe que se a dica não for "pé no chão", onde qualquer um pode arregaçar as mangas e colocar em prática, de nada adianta publicá-la aqui! Como eu tô vendo que esse assunto de parede em coma é coisa séria, não consegui deitar a cabeça tranquila no travesseiro até conseguir criar o MPSPET  (Manual de Primeiros Socorros para Paredes em Estado Terminal). Esse manual serve para as mais diversas patologias decorativas:
* Se sua parede tem um monte de quadrinho velho, encardido e sem sentido
* Se a sua parede tem um monte de quadrinho que não expressa o que você é ou o que você gosta
* Se a sua parede tem umas coisas estranhas penduradas que você nem sabe como foram parar lá.
* Se a pessoa com quem você mora prendeu uma coisa horrenda na parede mas, na falta de opção de uma coisa melhor, ela ainda está lá te encarando todos os dias.
* Se a sua parede não tem nada e é a monotonia em forma de alvenaria.
* Se você enjoou de olhar o que tem na sua parede
* Se você acha que 2011 tá logo ali e agora é uma boa hora pra mudar o astral da casa.


E, o mais importante:
* Se você tem menos de 10 reais pra reverter essa situação.


Pra não deixar ninguém desamparado, dessa vez eu queimei alguns neurônios loiros e pensei em tudo! Rá! Vamos aqui aprender a:
1- Fazer a xepa na web. (ou "Salvando imagens da Internet")
2- Desvendar o bendito editor (ou "Usando um programa de imagens para saber / alterar o tamanho da imagem")

3- Fazer acontecer (ou "Imprimindo a arte na gráfica da esquina")
4- Prender a dita-cuja na parede (ou "Fazendo uma moldura barata com tampa de caixa de presente" - olha o Natal aí! Vocês nunca mais olharão as caixas de presente da mesma forma...rs).


O passo a passo tá aqui, ó.



Passo 1: Fazendo a xepa na web.


A verdade é que eu realmente ainda não encontrei nenhum site tão legal quanto o Feed Your Soul e continuo sem poder indicar outro aqui. Mas como nessa vida pra tudo tem um jeito, eu vou dividir com vocês o meu próprio banco de posters! E o que que é isso? Nada mais do que uma grande pasta de imagens salvas no meu computador. Tudo o que eu vou achando pela web que eu gosto ou que me inspira, eu salvo em uma pastinha separada por categorias, na esperança de que algum dia essa imagem vire algum projeto aqui em casa. Nos próximos posts, vocês vão ter acesso a alguns posters que eu achei legais e salvei pra mim.


Aqui, pra te explicar melhor, vou colocar só um poster para trabalharmos em cima dele. Tá vendo essa imagem pequenininha aí do lado? Na verdade, ela é uma imagem em alta resolução. Para baixá-la, clique na imagem, que ela vai abrir grandona em outra janela. Testa aí que eu espero e depois volta pra cá.


Viu? Lá na imagem que abriu grandona, você vai clicar com o botão direito do mouse em cima dela e escolher "Salvar imagem como...".  Aí você salva a imagem num lugar do seu computador fácil de encontrar depois.
Pronto. Já temos a imagem.




Passo 2: Desvendando o bendito editor 


Não adianta. Pra saber o tamanho da imagem ou para alterar o tamanho dela, você vai precisar de um editor de imagem. Só que o Photoshop não é lá uma ferramenta muito acessível. Ela precisa de uma licença e não é muito fácil de mexer. E como eu não vou sossegar até que você pendure um quadro novo na parede, eu procurei na web um editor de imagem de graça e fácil de mexer: o Paint.NET. O download é grátis e você pode fazer aqui.
Depois de fazer o download e instalar o programa, você vai ver que ele parece um Paintbrush, só que mais elaborado.

Para editar o tamanho da imagem, abra o arquivo que você quer editar clicandor em:

Arquivo > Abrir > Escolher a imagem.









Pra saber em que tamanho a imagem está, clique em:

Imagem > Redimensionar





Vai abrir uma outra janelinha com as dimensões da imagem. O tamanho real da imagem, quando impressa, é a medida que está logo abaixo de "Tamanho da Impressão". Veja se as medidas estão em centímetros mudando na caixa ao lado das medidas. Para alterar o tamanho, basta escolher o novo tamanho digitando o formato desejado.





Dica 1: Preste atenção nas proporções para não deformar a imagem. Ou seja: se a imagem é retangular, não tente transformá-la em quadrada e vice-versa. Você vai perceber que tem uma opção "Manter a taxa de proporção". Deixe essa opção sempre marcada, pois ela vai garantir que a proporção da imagem será sempre conforme a original. Se a imagem não é exatamente do tamanho da sua moldura, não tem problema. Depois você corta um pouco com um estilete. Essa imagem aí que eu escolhi é ótima por isso! Tem muita borda, tá vendo? Então dá pra ajustar pra encaixar na moldura que você quiser.





Dica 2: Se tiver na dúvida quando à resolução da imagem, veja sempre a imagem em 100% de zoom. Para isso, use o zoom na ferramenta "Exibir" > Mais Zoom / Menos Zoom e veja, na barra azul superior se a imagem está em 100%. Assim dá pra ver se a imagem está embaçada, distorcida. Se tiver, comece de novo, tentando outras medidas. Na visualização em 100%, a imagem deverá estar sempre em ótima qualidade para que sua impressão fique boa.







Depois de escolhido o tamanho, basta salvar a imagem em:

Arquivo > Salvar Como...





Pronto! Imagem pronta para impressão. Orgulho de quem chegou até aqui!



Passo 3: Fazendo acontecer





Agora que você já tem a imagem no tamanho que você precisa, é hora de imprimir a bichinha. E, como estamos falando de um novo quadro pra casa, que vai enfeitar a nossa parede por algum tempo, vale à pena dar uma caprichada e investir numa impressão em gráfica. Eu tô vendo você torcendo o nariz aí, mas já te convenço, ó:

- Uma impressão numa folha A3, que mede (29,7cm de largura x 42cm de altura) custa, no máximo, 5 reais. Eu costumo pagar R$3,50. Mas já vi gráfica careira cobrando 5 reais.

- O papel que você pode pedir na gráfica é o papel Couché. Esse papel absorve melhor a cor e deixa o acabamento como página de revista, sabe? Profissional...

- A impressão a laser garante que a tinta não borre caso o poster entre em contato com umidade ou se você for usar cola branca para colá-lo em alguma superfície. As impressoras caseiras são a jato de tinta, o que significa altíssimo risco de cagada se você for mexer com cola branca para colar a impressão.

- Dificilmente, a sua impressora de casa vai imprimir tamanhos maiores que um A4.





Te convenci? Já tô até vendo você saindo de casa com seu pen-drive na mão e uma nota de R$5. Acho que 3, 4 ou até 5 reais são um bom investimento para um pôster que vai enfeitar a sua casa por bom tempo. Além disso, não dá pra colocar preço em uma vida, né? Porque se você já leu até aqui, é porque a sua parede tá precisando nascer de novo. Vai por mim: procure a gráfica da esquina. Até porque você não vai querer a sua parede com cara de trabalhinho de escola, vai? Você pode e merece sentir o orgulho de concluir um projeto bem acabado.







Passo 4: Prendendo a arte na parede





Se você já tinha uma moldura esperando pelo pôster, manda bala! Seu projeto tá pronto. Mas, se você é como eu e acha que moldura, ainda mais com vidro, é artigo de luxo, não corre agora não que eu acho que eu tenho uma saída: tampas de caixas de presente ou de sapato!


E olha, se você der a sorte de achar uma caixa bonitinha como eu tive, a sua parede ressucitada está a 10 minutos de você!













Você só vai precisar de cola branca, estilete, a impressão e a caixa. Sério.
Para que a impressão fique exatamante do tamanho da caixa, posicione ela em cima da impressão e corte ao redor com estilete.
Pronto! Agora, é só aplicar a cola branca direto na caixa. Dessa vez, como meus pincéis estão emprestados, usei uma esponja que deu conta do recado.
É importante espalhar bem a cola pra não ficar melecado, viu? Depois de espalhar a cola em toda a superfície, cole o papel como se você estivesse colando um papel contact: primeiro os cantinhos, sempre passando um pano seco e limpo por cima, pra tirar qualquer bolha ou enrugado que possa ficar.




Não precisa nem esperar secar não. Estamos falando aqui de uma questão de vida ou morte da sua parede. Então, cada segundo é decisivo! Já pra parede, por favor!




 Belezura, né? Agora, deixo você com material de sobra nos posts abaixo pra você se esbaldar. :)

48 comentários:

  1. Nossa ameiii! ótima idéia da caixa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. muito boa a idéia! texto instrutivo e útil.Apesar de longo ,pela necessidade, bão cansou.rsrsrsr
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Eu tenho uma dica: tem a rede de imagens Flickr, não sei se vc conhece?!
    www.flickr.com
    Lá vc pode pesquisar imagens, tem fotos lindas e dependendo da licença de uso que o dono da imagem informou, pode copiá-la e mandar imprimir em loja de fotos. Eu coloquei 4 fotos bem legais em uma parede, pedi autorização para um amigo que tem galeria lá e mandei ver. Ficou muito bonito e as fotos são profi.
    Vale lembrar também que mesmo com uma camera doméstica é possível tirar fotos lindas e com cara de profi, é só pesquisar pra fazer uns ajustes manuais e tal.
    Bjs
    Pri

    ResponderExcluir
  4. Melhor post!!!! se vc continuar assim, vai longe, adorei suas dicas.
    Bjs Jéssica

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Era tudo que eu precisava saber. Muitíssimo obrigada! Vou fazer mesmo!
    Agora minhas paredes perdem a palidez. kkk

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Isso sim é um manual!
    Amei!!!
    Só falta a coragem agora pra colocar a mão na massa.
    Bjim
    www.mesadejantar.com.br

    ResponderExcluir
  7. Depois dessas dicas ninguém poderá ter mais desculpas!rs

    :)

    ResponderExcluir
  8. Thalita... amei da primeira a última palavra deste post!!! Teu jeito de escrever pra "gente" não cansa, pelo contrário, faz a gente querer ler tudinho até o final, mesmo que algumas coisas a gente até já saiba... Amei de verdade!!! Por enquanto não vou aplicar as dicas, porque ano que vem me mudo pra nova casinha... mas quando me mudar... não vou é desgrudar daqui do teu blog... rsrsrs!

    Mil beijos!!!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela bela ideia! Adorei e realmente vc nos ajuda muito a dar uma nova cara à nossa casa. Adoro o seu blog e já sou sua fã. Bjs Flávia

    ResponderExcluir
  10. Adorei a aula.... será um verdadeiro socorro as paredes nuas......rsrs.
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pelas dicas, Thalita. Amei o post. Voce pesquisou bem. Deve ter dado um trabalho...
    Sou sua fã, e como já disse, seu blog é um dos melhores.
    Diana.

    ResponderExcluir
  12. Você agora pode colocar no seu perfil mais uma profissão: PROFESSORA.
    A sequência de ensino está ótima.
    Bjs,Diana.

    ResponderExcluir
  13. Thalita, adorei os quadrinhos. Só fiquei chateada, porque te dei um selinho e você não apareceu para buscar?Tô te esperando...www.arquiteturapossivel.blogspot.com
    e tem também o do meu ateliê:
    www.ateliedasduas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. To cada vez mais impressinada com esse blog!! Dá pra ver que vc realmente se dedica nos posts!

    Essa coisa de imprimir e emoldurar imagens de internet sempre foi tão comum pra mim mas tem um monte de gente que nunca pensou nisso!

    E a história da caixa foi GENIAL! Não dependemos mais nem das molduras de loja de 1,99!! :D

    Vou até confessar uma coisa: seu blog tá ganhando pro Decoueração viu!? A Vivi mal posta agora! E quando posta são 3 linhas de texto. rs
    Arrasou!

    ResponderExcluir
  15. Ah, só uma dica pra quem for em busca de imagens legais na internet: como sempre, o Google é o melhor amigo nessas horas!!

    Minha mania é fazer busca de imagens no Google selecionando imagens de tamanho grande (o que já garante que a resolução vai ser legal). Tenho uma pasta gigaaaaante aqui no pc cheia que coisas lindas que vão virar quadro um dia! :)

    ResponderExcluir
  16. Fiz 2 quadros pro meu quarto com essas gravuras que vc indicou. Imprimi la laser colorida do escritório em papel 180gr A4 e ficou show.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  17. Thalita, vc tem como me dizer onde conseguiu as suas molduras? Eu quero essas molduras fininhas tais como as suas da menina e do cachorro. Onde consigo?

    ResponderExcluir
  18. Oi Thalita tudo bem?Duas perguntas básicas,primeira, vc já testou essa arte com foto mesmo,será que dá certo?segunda, o papel exposto não fica sujo,empoeirado,feio,borrado?o que vc faz pra durar mais?
    Tipo, várias perguntas em 2 né?Obrigada!

    http://primeiraviagemdonadecasa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi, Thalita, vc está de parábens, o seu blog é realmente um achado e já está na minha lista de favoritos. Adorei a dica do site de arte gratuita e vou compartilhar meu blog e divulgar essa idéia. Essa semana mesmo vou imprimir uns posters lindos para minhas paredes pobrinhas!
    bjos e sucesso!
    Fer

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Lindinha eu fiz o poster e gostei tanto dos seus que fiz igual, agora eu queria mostrar no meu blog como ficou e queria pedir autorização para citar vc como fonte da minha criatividade...rsrsrs

    ResponderExcluir
  22. Meu Deus!! Encontrei teu blog por acaso, se bem que não acredito no acaso, tava super, mega deprimida, tô a um bom tempo querendo arrumar minha sala,meu ap é alugado, mas sem grana,sem chance. Deste um UP para minha vida...adorei as tomadas, ameiiii os quadros, vai ficar um arraso minha sala....depois de pronto te envio fotos.bjsssss

    ResponderExcluir
  23. Voce arrasa nas idéias!!! Que showw!! Parabéns! Cai nesse blog e blogada nele estarei sempre! Continue tá!!! Tetê do Rio.

    ResponderExcluir
  24. As imagens que salvei no feed your soul estão em pdf. Qdo fui abrir no editor de imagens, seguindo os seus passos, não apareceram. O que faço? Como sei o tamanho delas? E qual o tamanho idela para imprimir? A que salvei do seu site, redimensionei para 21x29cm. Do tamanho de uma folha A4 para imprimir em uma folha A3 como vc disse. Fica bom?
    Abraços

    ResponderExcluir
  25. Jr... Perguntinha complexa... Tem como me adicionar no gtalk? Te explico melhor... Bjs!
    thalitamagalhaes@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. Que sucesso esse blog!! to adorando tudo!!! Parabéns

    Agora vem a perguntinha, eu estou com a mesma dúvida que Jr. Nao consigo abrir pdf no programa. Pode me mandar a resposta tb, please? ccarvalho.juliana@hotmail.de Abraços!

    ResponderExcluir
  27. Ju, me adciona no gtalk! thalitamagalhaes@gmail.com
    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Oi Tha,

    segue uma dica para edição de imagens, um editor online parecido com o PhotoShop.
    www.pixlr.com

    Espero que ajude a todos.

    Ana Paula

    ResponderExcluir
  29. Dica muito boa, gostei e obrigada! ;)

    ResponderExcluir
  30. Oi Thalita, como vai?

    Amiga eu estava lendo este seu post, pois fiquei muiiiiito afim de fazer uns posters aqui para a parede anêmica de casa, e estava eu aqui lendo a lição de casa,(vou logo avisar sou meio anta mesmo com programação de computador, me atravesso toda), pois bem estou aqui com minha internet caracol ( muito lesma mesmo), esperando o Paint.Net acabar de ser instalado..zzz... enquanto espero percebi que este meu PC (estou mais acostumada com o MAC, mas agora ando de PC, pois estou longe da minha outra casinha (saudades de lá), bom mas em fim, neste PC, meu Marido Amado me fez o favor de desinstalar o Photoshop, segundo ele eu não usava, bom que seja, uso bem pouco mesmo, mas em fim notei aqui mexendo no meus programas corrijo, do computador, que eu tenho aqui o Paint, pergunto eu é o mesmo, será? o nome dele é somente Paint nada mais.
    Sim  por que me parece diferente, opa acho que está desatualizado, é possível?... esta versão verifiquei aqui é de 5.1, diga deve estar pra lá de desatualizado né?... Nem sabia que tinha isso aqui.
    em todos casos o Paint.Net continua sendo instalado...com apenas 34% instalado até agora...isto faz uns 42 minutos...zzzz...

    Bom aguardo teu retorno amiga..zzz...bjs.
    Dorinha. 

    ResponderExcluir
  31. eu de novo esqueci de comentar que o que me chamou a atenção Thalita é que cilquei em "imagem" para "redimensionar" (conforme pedia), mas não achei redimensionar achei os seguinte: Inverter/ girar...alongar/inclinar...inverter cores...atributos...limpar imagem...desenho opaco (este assinalado na frente com um V), onde vou achar este redimensionar?

    grata e bjs.

    ResponderExcluir
  32. Oi eu de novo...srsrs, Thalita apague tudo que eu disse até o momento, precipitação minha, escrevi para você sem ler os comentários antes, já descobri que um é um e o outro é outro, melhor dizendo, o Paint é um e o Paint.Net é outro, (consegui instalar o bendito), e fuçando consegui encontrar meu lindo e adorado photoshop :).
    Minha pergunta agora é:Como tu consegues, faz para baixar a imagem do poster em alta qualidade? Pois percebi que a imagem de seu poster é perfeita, sem ruidos, defeitos.eu andei fazendo uns 3 downloads(fiz salvar imagem como..) de uns posters que achei bonitinhos lá no Feed Your Soul, fiz mais  com a intenção de fazer os testes, aprender como faze-los.Só que quando eu coloco a imagem seja no Photoshop, ou outro, ela sempre parece de baixa qualidade, está sempre com uma manchas, desfocadas...não está como essa sua que tu usou como explicação. Isto acontece sempre que tento fazer com que ela fique de um tamanho maior. Procurei melhorar no photoshop, mas não fiquei satisfeita,pra mim não ficou bom. :(

    beijos, ótimo restinho de semana e aguardo seu retorno, para este aqui, os outros comentários (perguntas e dúvidas anteriores) pode dispensar amiga, pois foi tudo sem pensar e pesquisar, ou seja só besteiras.

    ResponderExcluir
  33. Gente, e eu fazendo minhas molduras chiques a passo de tartaruga!!! rsrsrs... 

    AMEIII A DICA! 

    Vou reformar uma parede agora mesmo!

    ResponderExcluir
  34. Lindo!! Amo seu blog e seu jeitinho caridoso de dividir a beleza conosco!!!

    ResponderExcluir
  35. Dorinha, procure por imagens do tamanho ou maiores do que você deseja imprimir! Beijo!

    ResponderExcluir
  36. ajustar - redimensionar! :)

    ResponderExcluir
  37. TO MT FELIZ!!!
    VOCE NAO TEM IDEIA" o qnt eu caminhei pra chegar ate aqui, percorri milhas e milhas antes de dormir, eu nem cochilei!"huhuhuhuu
    Fui em uma loja que tinha uns quadros mt divertidos a rainha elizabeth, um macaco e to tentando achar de todos os jeitos essas imagens...
    eu to conseguindo ate aí...
    onde ta as outras imagens do seu banco de imagens?... sou burrinha filha... vixe, nao acho nada...
    brigada gata

    ResponderExcluir
  38. Procura na parte de busca aqui do lado a palavra poster!! Beijo!

    ResponderExcluir
  39. Ei, quer casar comigo? Brincadeira! heheh Parabéns pelo seu trabalho, viu? Tô encantada com ele e com sua generosidade ao compartilhá-lo de uma maneira tão cuidadosa! tô virando fã e ficando viciada nesse blog! um bjãoooo!

    ResponderExcluir
  40. Gostaria de saber o endereço daquele brechô de mòveis usados e molduras de quadros que você mostrou no seu vìdeo.

    ResponderExcluir
  41. Estou adorando seu Blog!!! Suas ideias são ótimas e muito bem explicadas!!!
    O passo a passo de como editar uma imagem foi fantástico!!
    Vai ser muito útil para mim!!!
    Muito bom, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  42. thalita, o seu blog é um dos melhores que já vi! amo as suas ideias e

     estou pensando em começar pela situação das paredes, que realmente estão complicadas.

    fiquei com uma dúvida a respeito das imagens.. como faço para saber se a imagem que escolhi vai sair bem na impressão? é só colocar ela no zoom 100% e ver se ficou boa?



    beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  43. Isso mesmo! Se vc colocar no 100% e ela estiver perfeita, sem estar distorcida ou pixelada, quer dizer que tá boa!

    ResponderExcluir
  44. amei suas dicas tenho muitas coisas que queria aproveitar me diga como, tenho uma mesinha no fundo do quintal ele esta com a madeira toda inchada gostaria de aproveitar a armação o que faço

    ResponderExcluir

Fique por aqui e passeie por outras histórias. :)