0

A penteadeira mais linda do (meu) universo - ou como customizar uma penteadeira antiga

domingo, 12 de maio de 2013


Eu sempre sonhei em ter uma penteadeira. Arrumar todos os meus produtinhos de beleza com capricho, colocar um pisca bem lindo em volta do espelho, e deixá-la com a minha cara. Mas aqui em casa, ter uma penteadeira é quase impossível por causa do espaço. Eis que recebo a seguinte missão: garimpar uma penteadeira antigae deixá-la bem alegre e moderninha. Pois essa foi a encomenda da Quem Disse Berenice, pra quem ainda não conhece, uma marca toda linda de maquiagens! Eles promoveram um concurso e, para premiar a ganhadora, encomendaram uma penteadeira com a carinha da marca! Agora você calcula, de 0 à 10, a escala do frio na barriga da pessoa aqui... ô.





Mas você já sabe, né? Missão dada aqui no Casa de Colorir, é missão cumprida, lembra? :) Depois de uma semana garimpado uma penteadeira por esse meu ridjanêro, encontrei esse tesouro num site de compra e venda! Foi uma pechincha? Custou R$1.600. Salgado? Repare... achei não. Achei até um preço bem justo, visto que a penteadeira estava em um excelente estado! Não tive que fazer nenhum reparo (além dos espelhos, que estavam desgastados), o que é uma senhora economia de tempo e trabalho, né! Como esse valor estava na verba, resolvi investir nessa facilidade e por ser uma peça muito, muito bonita, relíquia! Eu, por exemplo, já ficaria feliz da vida com uma assim, nuazinha, só na madeira ai ai rs... Mas o desafio era justamente esse: deixá-la charmosa e bem "moderninha", todinha pintada, dos pés à cabeça. :) Assim pediu o freguês. E assim a gente entrega, e com todo o prazer.





O primeiro passo foi desmontar a parte do espelho da parte da mesa e trabalhar com os dois separados. Até porque eu iria ter que trocar o espelho em algum momento e não ia querer levar o móvel inteiro para a vidraçaria. Lixa. Ela vai ser sua melhor amiga - e a mais xingada também. Lixe. Lixe até o verniz sair e nada brilhar. Não tenha pressa. Não reclame. Se for preciso, divida essa etapa em 2, 3 dias. O importante é que você lixe até o verniz sair de quase toda a superfície. Se não lixar muito vai dar certo? Sim, vai. Mas o risco da sua tinta descascar em qualquer batidinha é grande. O móvel, quanto mais lixado e poroso, melhor faz a tinta aderir.










Enfim, móvel lixado. Ufa! Paninho úmido em tudo pra tirar todo o pó e esperar secar por uns vinte minutinhos. Depois do móvel seco, é hora do primer. Ahn? Primer? Sim, meu caro e minha cara, PRIMER. E não morde, viu? Como eu queria que a pintura ficasse a mais perfeita que poderia ficar, sim, passei uma camada de primer (Fundo Preparador para Metais e Madeira da Coral). Usei um pincel largo e um estreito, dependendo da área. Ah, antes de começar a pintar, levei o espelho na vidraçaria para eles retirarem o antigo e tirarem as medidas do novo. Resolvi pintar a primeira demão sem o espelho e deixar somente o acabamento para quando ele fosse instalado. Assim, não fico me preocupando tanto em proteger o espelho pra não receber respingo de tinta!



Depois de deixar o primer secando por umas quatro horas, voltei a lixar novamente todo o móvel, bem de leve. Eu sei que muita gente vai ficar até cansado só de ler. Sim, lixei de novo! Mas foi bem de levinho, pra tirar as marcas de pincel e deixar o móvel bem, beeeeem lisinho para receber a tinta. Dá trabalho, mas é o melhor acabado que se pode ficar. ;)



As cores escolhidas? Cereja, preto e amarelo. As mesmas cores usadas pela Berê na sua marca e em suas lojas: uma mistura que eu achei que deu super certo e resolvi pegar carona! A tinta? Esmalte sintético à base de água fosca. Fosca? Oui. Porque eu adoro um bom acabamento fosco em móveis clássicos. Acho chique rs. Mas o esmalte pode ser com acabamento brilhoso, vai do seu gosto!



Para a pintura, usei um rolinho de espuma e pincéis macios para as áreas mais chatinhas. Diluí a tinta em 1/3 de água e parti pra pintura! A técnica que deu certo pra mim foi deixar a tinta bem fininha e carregar o pincel com bastante tinta, sem economia. Depois, espalhava toda a tinta, sem pesar muito o rolinho, somente alisando a superfície com tinta, até que ela ficasse do jeito que eu queria. O rolinho só deve ser passado poucas vezes sobre a mesma área, somente enquanto a tinta estiver bem molhada. Depois que ela começar a secar, se você voltar a passar o rolinho, a tinta pode ficar com um aspecto meio granulado. Enquanto a tinta não seca, como ela está bem líquida, é importante ficar olhando para ver se nenhuma parte vai escorrer! Se isso acontecer, use o rolinho para alisar a tinta. Vale à pena cuidar dessa parte, pois ter que lixar e repintar a parte que secou escorrida é muito mais chatinha!



TINTA: Esmalte sintético à base d'água Sherwin Willians - Cor: Enticing Red.





Depois de duas demãos da tinta cereja, a pintura ficou pronta! Na mesma vidraçaria onde pedi para trocar os espelhos, fiz um tampo de vidro para a bancada! Além de deixá-la mais resistente por causa dos produtos de beleza, queria fazer um tampo estampado, um papel impresso que ficaria por baixo do vidro. Usamos um editor de imagem para criar esse padrão de corações e beijinhos e imprimimos na gráfica aqui da esquina (Alphagraphics) em papel couché fosco. Aí foi só esperar o espelho novo chegar para montar a penteadeira, que já está quase pronta! Muito amor... <3



As gavetas receberam 3 camadas de tinta em spray fosca na cor preta. O puxador foi pintado junto! Basta cuidar para que ele seja todo pintado por igual, dentro, fora, nas laterais. Pra isso, já sabe, camadas MUITO, MUITO fininhas de tinta, nem que sejam necessárias quatro ou cinco delas. Cá entre nós: o vidro no tampo merece o investimento, né? Dá um valor e tanto, nossinhora... 







Me diz, como é que se desapega de uma belezura assim, depois de 15 dias convivendo com ela na sua sala? Como se não bastasse a dor da despedida, ainda recebi uma caixa com 100 batons para rechear as gavetas da penteadeira e entregá-la para a Berê! Difícil desapegar, viu! Mas fui forte! Espero que o próximo passo-a-passo de penteadeira que eu faça por aqui seja de uma pra chamar de minha! ❤ Uuuuhh, eu quero você, como eu queroooo.... 

Nenhum comentário:

Fique por aqui e passeie por outras histórias. :)