0

Como mudar a cara do seu banheiro com pouco dinheiro

segunda-feira, 29 de abril de 2013


Hoje a nossa seção "Eu que fiz" tem gostinho especial, pois é em dose dupla! Já tem um (bom) tempo que eu recebi esses dois projetos de lavabos lindos por e-mail. Aliás, já faz tanto tempo, que é bem capaz que os donos tenham até esquecido que dividiram comigo esses projetos! Mas eu não esqueço. Tava aqui, guardado com carinho, esperando o dia de dividí-los com vocês. Então, com vocês, dois lavabos lindos e com dois estilos bem diferentes. O primeiro recebeu guardanapos. O segundo, adesivos de azulejo. O que os dois têm em comum? Dois casais cheios de força de vontade, criatividade de sobra e, é claro, muito orgulho da cria depois de pronta! 





A Decoupage de guardanapos do Carlos e esposa 










Carlos, conta pra gente como essa lindeza foi feita? 



"Aqui vai o passo-a-passo detalhado:



Guardanapos: pacote com 20 unidades = R$ 10,00 (só na parede usamos 26 guardanapos e nas caixas mais alguns, então foi necessário 2 pacotes) - total R$ 20,00. Obs1: Esses guardanapos são de folha dupla, sendo somente a de cima colorida e a outra branca. Portanto a folha branca é descartada. Obs2: A aplicação do guardanapo é bastante difícil, já que, uma vez aplicado não pode ser removido, pois senão desmancha e estraga. Ou você remove tudo imediatamente e refaz o serviço ou deixa como está. Se você observar atentamente a minha parede, verá que bem no centro tem um que dobrou feio. Estou procurando uma alternativa para disfarçá-lo (pendurar um enfeite, sei lá...), mas minha esposa diz que decoupage é assim mesmo e dá até "um charme", mas não me convenceu.





Cola branca: compramos um tubo grande de 1 Kg no valor de aproximadamente R$ 10,00, mas usamos praticamente a metade, já que é preciso diluir em água (50%), senão fica muito grossa e torna-se difícil a aplicação.





Caixas de MDF: usamos dois tamanhos - quadradas 15cm x 15cm e retangular 15cm x 30cm (tamanhos aproximados), no valor de R$ 5,00 e R$ 7,00, respectivamente. Gasto total R$ 34,00. Obs1: As caixas, compradas em lojas de artesanato, vêm com tampa. Existem os nichos que são vazados em sem tampa (mais em conta), mas seria mais difícil sua fixação na parede. Além disso, as tampas não serão desperdiçadas e provavelmente virarão porta retratos, ou algo parecido. Obs2: As caixas, sem pintura, do modo que vêm da loja, possuem uma coloração "areia". Como pintamos o lavabo de creme, antes de começar a decoupage, pintamos da mesma cor da parede, para que não desse diferença na tonalidade. Depois o mesmo processo da parede: cola branca diluída em água, guardanapo e resina.    





Termolina leitosa: na verdade, usamos resina acrílica porque já tínhamos em casa, sobra de uma aplicação no piso do quintal. Mas uma amiga de minha esposa, que trabalha com artesanato, havia nos sugerido a aplicação de termolina leitosa para o acabamento final, pois, segundo ela, além de dar brilho, impede o desbotamento do guardanapo. Em pesquisa em um site que vende produtos para artesanato, vi um tubo com 500ml no valor de R$ 9,90, que acredito ser suficiente. Na pior das hipóteses, comprar mais um. A resina que utilizamos é um produto caro, que compramos em galão de 5 litros para aplicarmos no piso e custou R$ 85,00 mais ou menos. Só que esse galão rende muito, aplicamos no quintal de nosso apartamento (aprox. 30m2) e sobrou bastante. Na parede do lavabo que mede 1m de largura por uns 3m de altura, aplicamos duas demãos e ainda tem bastante. Se alguém tiver em casa por até aplicá-lo, mas não vale à pena comprá-lo só pra isso, pois pesquisando, só se encontra, no mínimo, embalagem com 3,5 litros. 





Fita adesiva dupla face: Para fixação das caixas na parede, utilizamos uma fita adesiva da 3M dupla face ( um rolo com 1,5m custa em torno de R$ 12,00). Como é um lavabo e existe o risco de se furar a parede e um cano junto, utilizamos a fita adesiva, até porque furar parede com pregos e parafusos não é legal e essa fita adesiva, apesar de ser carinha, fixa muito bem.           





Bom, acho que já fui explicando quanto gastei e como fazer tudo junto, né. Não sei se ficou confuso."





Confuso?! Quero é te dar um beijo estalado na bochecha! Com a devida autorização da esposa, claro. :)





E ele ainda dá o pulo do gato para a aplicação dos guardanapos: 





"Como a secagem da cola é rápida, na aplicação na parede, não é possível passar a cola no local todo ou em uma área grande para depois colocar os guardanapos. O ideal é aplicar somente no espaço destinado a um guardanapo (aproximadamente 33 cm). Um cuidado importante a ser tomado, no momento da aplicação do guardanapo é não deixar as mãos com cola, senão dificulta a fixação. Outro cuidado é após colocá-lo na parede: é preciso pressioná-lo com todo o cuidado, pois trata-se de um papel macio e movimentos bruscos podem rasgá-los. Utilizei um pano, fazendo um tipo de pompom, batendo suavemente para fixá-lo. Ao final da aplicação, deixar secar bem, se possível de um dia para o outro, para então aplicar a resina (não é preciso 24 horas. No caso, começamos à tardinha/noite e terminamos na manhã seguinte."





Tá entendido? Ô. Vou chamar o Carlos pra escrever meus passo-a-passos. Tá decidido. 








Os adesivos de azulejos da Mariana e do Fabrício







Mari, queremos saber: foi fácil fazer essa belezura?



"Quando vi esse projeto dos azulejos no seu blog, fiquei apaixonada! Chamei o Fabricio para ver, depois mostrei para a minha sogra, minha mãe... resumo da ópera: a gente nem tinha apê ainda, mas já sabia que ele teria azulejos coloridos!!! rs... Aí então achamos o apê e ele tinha (tem) um lavabo pequenininho que era (é) ideal para o projeto! Velhinho, precisando de uma "alegria"... Enquanto rolava a papelada e a mini mini mini reforminha que fizemos (a grana não dava para grandes mudanças, então foi só o indispensável mesmo), eu passava noites e finais de semana (ok, só os nublados) baixando as imagens na internet e editando para ficar no exótico tamanho 15 x 20 dos nossos azulejos. Detalhe: NO PAINT!!! Não sei usar Photoshop nem nenhuma dessas outras ferramentas de imagens, mas meu amigo Paintbrush nunca me deixa na mão. Ao todo, baixei e editei 105 imagens diferentes, colei uma do lado da outra e criei um arquivão que, de tão pesado, às vezes travava o meu computador, rs...
Mandei pra gráfica e pedi para imprimirem 2 cópias (210 adesivos) e já cortarem direitinho para mim, dica sua. :)
Eu e Fabricio passamos uma noite e a tarde seguinte colando os adesivos, super empolgados! Depois esperamos a vidraçaria instalar o espelhão que mandamos fazer e... voilá... ! Veja as fotinhos do resultado! Hoje o nosso lavabo é o cantinho preferido da casa, o que mostramos com mais orgulho pros amigos e família que vem conhecer nosso apê."




Adorei, Mari, adorei!!!! Mas me conta, porque já sei que os leitores vão perguntar: onde você imprimiu os azulejos? Quanto custou?




  • Gráfica: Alphagraphics da Barra (a de Botafogo não faz em adesivo vinil colorido, mas enviei o arquivo por e-mail para a da Barra e eles entregaram em casa, então não teve problema nenhum).

  • Valor: R$ 378,00 (lembrando que o arquivo era enorme, ao todo ficou com 1,05m x 3,0m, e eu pedi 2 cópias, já com o corte e a entrega. Então, se for uma parede só ou uma parede menor, ficaria bem mais barato - pelo menos metade do preço)



Hum. Entendi. Entendi, aprendi e amei! 





E você? Gostou? Então me diz... esses dois casais merecem ou não um abraço em forma de recadinho aqui nos comentários? :)








Nenhum comentário:

Fique por aqui e passeie por outras histórias. :)