Com esses quase 3 meses de blog, andei descobrindo que, quando se trata de projetos "faça você mesmo" na nossa casa, o talento artístico pra coisa fica totalmente em secundo plano. Sério! Porque eu recebo alguns e-mails de pessoas queridas que me escrevem contando que adorariam fazer mudanças em casa, mas culpam a falta de "talento" e "habilidade" por não conseguirem. Quando, na verdade, eu tô percebendo que e os 2 fatores que não podem faltar nesses projetos são: "paciência" e "distanciamento crítico".
Paciência: enquanto você estiver com ela ao seu lado, as chances de você concluir uma projetinho bem acabado é imensa. Se perder a tal da paciência, é melhor parar, guardar tudo e começar outro dia ou num outro momento quando ela estiver de volta. Quando você entende isso, tudo o que te resta a fazer é o que eu chamo de PPP - Pausa Pela Paciência.
Distanciamento crítico: tem vezes que dá uma sensação de que o negócio não vai render, né? A gente olha pro projeto e já sabe que vai ser uma derrota, o coitado... Mas tem vezes que acontece o contrário: você têm uma idéia na cabeça e, no meio do projeto, o "meio" fica tão bom que você quer parar por ali e não concluir o que você tinha em mente primeiro. O distanciamento crítico funciona pra mim pra eu decidir, um tempo depois, em qual dos dois casos acima o projeto vai se encaixar. Tem vezes que o que ele precisa é de um descanso mesmo.
E a angústia sentida pela escassez de posts acabou sendo abraçada pela idéia de que, pelo menos assim, desenvolvi um método de colocar os projetos em prática. Tudo o que eu precisava era de um método. Você tem um? Taí uma coisa que eu queria saber...
De qualquer forma, não importa a decisão, divido com vocês o passo a passo em breve... e com novidades. :)