Nenhuma criatura é igual à outra, certo? Concordo... todo indivíduo é, sim, único. Mas você já parou pra pensar que, em algumas situações, todos seguem um padrão e agem exatamente da mesma maneira?
Desde adolescente, sempre gostei de sentar num canto e assitir a vida acontecer na minha frente.... observar como as pessoas funcionam, como se comportam, como se eu fosse alheia àquela realidade.
E nesses anos todos metida a flaneur, desenvolvi algumas teorias sobre o comportamento comum entre as pessoas. E uma delas é sobre a jujuba alheia. Parece que ser surpreendido positivamente por jujubas é realmente uma unanimidade. Já percebeu que, sejam nas lojas dos shoppings, nas salas de espera dos consultórios ou em qualquer outro lugar, a pessoa se depara com um pote de jujubas e faz a mesma cara de "ih... jujuba!"? Ela sequer sabia que ela queria uma jujuba antes disso. Mas, depois de ver o pote de jujuba na sua frente, tudo o que ela passa a pensar é que ela precisa de uma. Ou cinco.
Nossa... como eu adoro essa expressão que as pessoas fazem quando se deparam com um pote de jujubas self service. Parece que voltam a ser crianças, sabe? Existe algo adoravelmente nostálgico num pote de jujubas que desperta essa reação comum.
E desde que eu desenvolvi essa teoria, eu cismei que, quando tivesse a minha própria casa, eu teria um pote de jujubas na sala. Até agora, não teve nenhuma pessoa que se deparasse com o tal do pote e não comprovasse a minha teoria: mesma expressão, mesmo sorriso, mesma cara de nostalgia. Que delícia poder despertar essa sensação nas pessoas!