25

Pitacos: a casa da Mari

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Hoje o blog faz 1 mês de vida! E, de presente, recebi uma ligação que me deixou de pernas bambas. Torçam por mim, amanhã de noite talvez tenha novidades e conto pra você!





Nessa última terça feira, saí atrás de tinta, pois já tenho um projetinho na fila! Mas sabe quando a pessoa vai chegar do trabalho às oito da noite e pintar parede? Tudo bem que eu até tento dar volta na preguiça quase todos os dias, mas pintar parede de noite, dia de semana, depois de trabalhar por 10 horas é só para os espíritos muito elevados!





Então, como hoje não tem invenção aqui em casa, eu invento na casa dos outros! Há 2 dias, a Mari me mandou um e-mail escasquetada com a sua parede vermelha. Ela é de Recife e mora com o noivo em um apartamento alugado. Mas isso é por pouquíssimo tempo, pois já já o seu apartamento recém comprado fica pronto. Que delícia hein Mari! Enquanto isso, ela quer deixar esse cantinho aqui com a cara dela. Olha só o apê da Mari hoje:







Mari, antes de qualquer coisa, eu não sou arquiteta, viu? Mas eu acho que sou. O que pra mim basta  pra eu ter dezenas de idéias para a sua sala. Os 2 e-mails que trocamos foram pouco para eu entender seu gosto... mas se você lê aqui o blog e me pediu as dicas, imagino que eu posso dar sugestões seguindo meu gosto pessoal, né?  E começam os pitacos:


Como o nome do blog já diz, eu gosto é de casa colorida! E, apesar da sua parede ser colorida, sabe por quê você estranha tanto ela? Por quê ela é a primeira coisa que você bate o olho quando olha pra essa foto, pois ela está muito em destaque. Além disso, você vai se mudar em breve! Pra quê ter a trabalheira de pintar parede? Sua parede vermelha é linda! Só precisamos tirar o melhor dela. :)


Acho que essa parede vermelha pode ser só um toque de cor ousada, que aquece o ambiente. Pra isso, eu colocaria alguns quadros que cobrem bastante a parede. Assim, o foco principal será o quadro. A parede será só um detalhe. Mas quadro é tãao caro né? Como eu achei que a sua parede vermelha tem muito potencial, vou sugerir uma idéia que eu tô namorando há semanas aqui pra casa e ainda não botei a mão na massa:


- 2 ripas de compensado cortadas sob medida, com uma profundidade de aproximadamente 2 ou 3 cm. Eu já pesquisei porque tô querendo fazer isso aqui na sala. Um compensado desse em loja de construção custa uns 20 reais cada um. Mas você também pode dar a sorte de conseguir essas belezuras em madeireiras, obras e até naquelas caçambas de entulho que ficam na rua (seus olhos também brilham quando se deparam com uma caçamba de entulho ou sou só eu?). A extensão das ripas fica por conta do sofá. Seria legal se as ripas tivessem a mesma largura do dito cujo. Acho que fica mais bonito e aloooonga a parede. Isso é meu achômetro, claro!


- Depois de encontrar ou comprar as ripas, você procura 2 tecidinhos bem bonitnhos com estampas que se complementem. As lojas de tecido vendem diversas opções de estampas assim. Geralmente as costureiras compram para fazer jogos de lençol! É fácil de achar, vai por mim! Eu quero comprar pra fazer fronhas, mas só quando a minha máquina amada de costura for comprada.


- Cola branca + pincel ou grampeador de estofador. Para prender o tecido na ripa, não tem segredo! Acredite: colar tecido com cola branca em madeira é muito mais fácil que você imagina. Escolha um tecido mais parecido com o algodão que é batata. Passe a cola com um picel (qualquer pincel, mas eu acho que aqueles mais chatos facilitam). Economize na cola, pois não precisa de muito. Se você exagerar na cola, quando o tecido secar, ele pode ficar muito brilhoso em alguns pontos com mais cola e mais fosco em pontos com menos cola, pois ela vai secar tipo um verniz. Mas é fácil, a cola deixa o tecido super maleável! Errou? Deu ruguinha? Tira e faz de novo. O tecido não rasga que nem papel, então é super fácil você acertar na mão, mesmo que você tenha que fazer e refazer dez vezes. Pulo do gato: dilua a cola em um pouquinho de água pra cola ficar mais fina, penetrar mais fácil no tecido e espalhar melhor. Mas se você não quiser essa lambança, compre ou pegue empretado um grampeador de estofador, estique bem o tecido na frente e grampeie tudo na parte de trás. Eu iria de cola mesmo, pq não é todo mortal que tem grampeador de estofador né? O meu, por exemplo, é emprestado do padrasto.


- Pra prender na parede, encha a parte de trás da ripa de super fita (ou VHB, ou fita banana) e pronto, cole na parede! Nao precisa nem fazer furo. Essa frase não é música para os ouvidos de quem tem apê alugado: não precisa furar parede! :) Só preste atenção e coloque o maior ponto de contato de fita possível, pois como a ripa tem um certo pesinho, não podemos correr o risco da ripa cair na cabeça da visita né? Não economize na fita! Te imploro!


- Outra coisa que eu acho legal é brincar com estampas diferentes, seguindo a mesma cartela de cor. Por isso, colocaria um tapete entre os sofás, pra dar uma aquecida nesse piso frio. E, no sofá, uma almofadinha de bolinha num tom neutro. Você já aproveita uma viagem só na loja e elege um tecido + espuma para que uma costureira amiga faça uma capinha dessa retangular (adoro almofada retangular, acho um charme!) pra você.


- Em relação à janela, eu ficaria bem sem cortina. Mas como você perguntou se deveria ou não colocar, eu diria que sim! Mas não para escurer o ambiente, já que você tem uma parede vermelha, que deixe a luz entrar... :) Mas também acho que cortinas dão um toque acolhedor pra nossa casa! Então ficaria com uma cortininha leve em uma cor natural.


- Sua varanda é pequenininha como a minha e um charme! Cheia de plantinhas, casa de passarinho, sininhos... Nao mudaria nada!  Mas como você quer mudanças, que tal pintar os vasinhos com uma cor vibrante que complemente a sala?


- E, pra terminar, vamos falar da mesa de jantar, só pra rimar! Não sei se você pode pintá-la, pois você disse que alguns móveis são do proprietário do apartamento. Mas eu acho que ela nasceu para ser verde :)


Minha invenção de moda ficou assim ó:
E o "antes", perto do Pitaco, pra facilitar a comparação:


Mari, essa é a minha visão da sua Casa Colorida :) O que achou?

Fique por aqui e passeie por outras histórias. :)