Pra convencer você a fazer esse projeto e que sua mãe vai morrer de amores por ele, eu tenho uma teoria:
1- Toda mãe é igual;
2- Toda mãe nunca acha que seu filho cresceu;
3- Quando você era criança e dava deus trabalhinhos feito à mão, ela morria de orgulho.
Logo:
Se pra ela você não cresceu, é bem provável que um presente feito à mão por você desperte o mesmo sentimento de antigamente, certo? Pois é, bora por a mão na massa então!
Claro que você cresceu e a habilidade também,
Pra fazer é bem tranquilo. Primeiro, junte 6 pedaços de madeira do mesmo tamanho (essas aí tem 20x5cm) e pinte-as com tinta spray branca. É só uma demão mal dada. Como assim Edu? Pois é, pro efeito final é importante que a madeira não esteja bem pintada.
Enquanto espera secar, imprima o texto que você quiser numa folha A4 (se gostou desse aí, é só clicar AQUI e baixar na faixa!). Depois é só recortar a parte de dentro e tá pronto seu stencil.
Agora, alinhe os pedaços de madeira, colocando-os bem juntos. Use algo pesado pra apoiar. Prenda fita adesiva na parte de trás do seu stencil pra garantir que ele não saia do lugar na hora de pintar. Depois de alinhá-lo com as madeiras, certifique-se que tá bem preso.
Pegue um pedaço de espuma, molhe na tinta vermerlha e preencha toda o texto. Pra garantir que não vai escorrer, use pouca tinta. Dê batidas leves até ficar tudo bem preenchido.
Espere a tinta secar (eu usei tinta acrílica fosca pra artesanato, ela seca muito rápido). Retire a folha e,
Depois, com um pincel, passe verniz pra móvel (aquele meio amarelado) em todas as madeiras. Duas demãos são suficiente pra dar o efeito envelhecido e ainda proteger seu porta recado contra a umidade.
Quando o verniz secar, cole uma madeira na outra usando cola branca. Assim que estiver seco e bem preso, pinte as laterais com tinta spray dourada. Você vai perceber que respingou tinta dourada na frente. Não se desespere, foi proposital. Rs
Pegue um pano, molhe em tinner e passe por cima da madeira. Ele vai retirar o excesso de tinta dourada e deixar um efeito ainda mais envelhecido.
Pra segurar os recados, use pregadores de roupa (aqueles bem baratim, de madeira). Pra dar deixá-los mais apresentáveis, desmonte-os, pinte com tinta dourada, espere secar e monte de novo. Depois é só colar no porta recado usando uma super cola (superbonder, pegamil, etc.). Pra finalizar o presente da sua mãe, agora é só prender um gancho em cima pra facilitar a fixação na parede.
E não custa nada deixar sua mãe ainda mais feliz. Largue esse lado ogro pra lá e bota pra fora o que sente por ela. Inaugure o porta recado com uma mensagem daquelas...
A proposta é para o Dia dos Mães, mas nada impede que você use essa técnica em qualquer lugar da sua casa (inclusive na minha cozinha vintage, rs.)
É isso, façam e me contem o que sua mãe achou!
Dúvida, só falar que eu respondo!
Ah, beijo Dona Graça, te amo! ♥
>> O Eduardo é nosso colunista do Casa de Cueca e autor do blog Homens da Casa. E, toda vez que você comenta, ele fica todo-todo. :)
Nenhum comentário: