0

O dia em que eu fiz uma almofada sem costura

segunda-feira, 18 de junho de 2012


Vou te contar, viu... ainda bem que eu descobri essa cola só depois de ter aprendido a costurar. Por que a tal da cola para tecido que usei nesse projetinho quebra um galho tão quebrado, mas tão quebrado, que a pessoa que quer aprender a costurar corre até o risco de adiar os planos, já que a bichinha dá conta de vários projetinhos do dia-a-dia. 





Na semana passada, fiz pro Decora umas bandejas alcochoadas para usar notebook, comer, jogar uma dama... ou o que mais der na telha. 





Ao todo, não foram uns R$20 em material. Justíssimo pra um presente que vai ser útil e... 2 em 1! Sim... pois quando a bandeja não estiver em uso, o tampo pode virar um jogo americano e o estofado, almofadinhas pras suas cadeiras. Ai ai... muitos suspiros pros projetinhos 2 em 1. 





Mas voltando ao assunto que eu me perdi. Como eu usei esse mateiral no programa, o rótulo foi-se embora. Mas a cola para tecido é essa aqui!





Aí você me pergunta: mas será possível? Uma cola que cola mesmo? Sim e sim! Cola que cola tanto, que pra tentar descolar depois que seca, quase rasga o tecido de tão firme. No entanto, apesar de milagrosa, tinha que ter um defeito, né? Não é lavável. Ou seja: esqueça as bainhas de calça, os consertos nas roupas ou os projetos que terão uso mais intenso. :: UPTADE: Para nossa alegria, tem gente que já usou e lavou sem problemas, dá uma olhada nos comentários do post!! ::  Mas pensa só... num projetinho ou outro... pra quem não manja nada de costura... taí a luz  o fim do túnel!





O passo a passo? Sim, tá logo abaixo. O texto vai ser breve, já que foto é algo que dá e sobra nesse post. :)










1 chapa de MDF + tinta de lousa escolar + pouco menos de 1m de tecido + cola para tecido + giz + rolinho de espuma + elástico (uns 50cm) + tesoura + verniz em spray fosco. Entendido até aí? Ótimo!










Boa noite, Affonso Beato. Veio fazer uma visitinha? Sou sua fã. :)










2 demãos de tinta de lousa escolar na tábua de MDF. Sem segredo, né?







2 retângulos de tecido são cortados com 2 dedos a mais em cada lateral em relação à tábua. Resumindo: é só colocar a tábua em cima do tecido e recortar 2 partes iguais, 2 dedos maiores do que a tábua de MDF.










Posicione o tecido de baixo com a parte correta virada pra cima e aplique os elásticos por cima, uns 4 dedos em direção ao centro. Aplique a cola em toda a borda com uma margem de 1 dedo generoso. Deixe a largura da sua mão sem cola para que você possa colocar o enchimento. Lembrando que a cola é a sua costura. Então quanto mais reta e uniforme for a linha da cola, melhor o acabamento.





Atenção! A cola deve ir por cima e por baixo do elástico, combinado?










Posicione o outro recorte do tecido sobre o de baixo, com a parte correta do tecido para baixo. Pressione bem, e vê se não fica descolando e ajeitando o tecido. Aplique um sobre o outro de forma certeira, pressione todos os lados e deixe secar por 1h.










Depois de 1h você já pode virar a sua almofada do lado certo, passar com o ferro pra ficar bem acabada e partir pro enchimento.













Pra fechar, puxe as laterais, aplique a cola para o tecido e feche com alfinetes para secar bem do jeito que você quer.














E tá pronto! Ou melhor, estão prontas. Aqui foi produção em série de bandejinhas-almofadas!







Ah... quase esqueci! Lembra das tábuas de lousa? Elas podem ganhar o desenho que você quiser com giz. E pra proteger e nunca mais sair, 3 camadas de verniz em spray fosco.


Te aviso logo... ao ser aplicado, o spray apaga muito o desenho com o giz. Por isso, os desenhos devem estar bem fortes e nítidos, e as camadas de verniz devem ser bem finas e delicadas. 











E taí o projetinho 2 em 1. Quando for pra comer bonito na mesa, usamos um jogo americano pra apoiar e almofadinhas pra sentar.











Quando for pra comer esparramado no sofá, cada um cata a sua bandejinha e pronto!










Onde encontrar a placa de MDF?

Casa da Mamãe, Rua Senhor dos Passos, 292, Saara - RJ.


A Tinta de Lousa?

Lojas de tinta variadas, mas qualquer tinta fosca serve.


O tecido, elástico, a cola de tecido e o verniz?

Caçula, Rua Buenos Aires, Saara - RJ.




Ah! E quem perguntar onde eu comprei os materiais aqui nos comentários vai comer todas as porcarias do mundo. E tenho dito rs.

Nenhum comentário:

Fique por aqui e passeie por outras histórias. :)