SHIFT+Clique |
Sei que não faz o menor sentido, mas tem sido interessante pensar num colorido "que homem goste". Porque, no geral, ser "colorido" no gosto deles é fazer uma mistura que transita entre o marrom, o branco, o preto, o cinza e, quando ousados, o azul. É assim aí também?
Pois tem leitora que me conta que o marido faz até "cota para colorido" em casa. Nesses casos, a coitada tem direito a 2 almofadas estampadas, ou 1 tapetinho florido, ou a parede cereja da sala e olhe lá! Tem que escolher 1 opção e "lamber os beiços", tadinha.
Mas a verdade é que dá pra abrir mão das cores de moça, vai... O que não dá é pra ficar sem um colorido. A saída? Conciliar. Aqui, ele escolhe as cores. E eu, o que fazer com elas. Vida que segue colorida e sem conflito.
Mas antes de mostrar o resultado, preciso fazer o maior parênteses da história desse blog: agora eu tô toda toda porque costuro, né? :)
Cá pra nós... se eu soubesse que costurar era tão delicioso, eu teria começado nessa vida muito antes! Finalmente eu aprendi a costurar! A máquina nova? Ih, é uma longa história: a máquina não é nova, sempre esteve aqui, fica dentro da mesinha amarela da sala.
O meu mais novo xodó é uma Singer modelo 15-89 de 1938 que perteceu à minha tia avó Juracy - mas só a chamávamos de Dindimba. Desde que me mudei para cá, trouxe de presente o gabinete da máquina para fazer de aparador. Por 1 ano e meio ela esteve aqui embrulhada, desenganada e eu cega, mergulhada nos planos de comprar uma máquina "fácil de mexer para iniciantes". Um belo dia, me deu o estalo e pensei: "que máquinha nova que nada"... subi na escada, resgatei o pedal lá no alto do armário, abri a máquina, sacudi a poeira, pluguei na tomada e - juro - foi lindo: a máquina acendeu sua lampadinha e funcionou lindamente, como se me desse um "Oi, cordei, cadê costura?", depois de décadas sem uso.
Não preciso nem dizer que os planos de comprar uma "máquina mais prática" foram pro beleléu, né? Foi preciso 3 visitas de emergência da minha mãe para ensinar a colocar o fio na agulha e dar o 1o passo. Sim, 3 visitas + uns 5 atendimentos por telefone. Ela vinha, ensinava eu fazia tudo certinho. Quando tentava sozinha depois, não ia. Que raiva que dava! O manual virou o meu melhor amigo e depois de muita surra, consegui me relacionar com a bichinha.
Fecha parênteses. :)
Depois da máquina domada, novas almofadas e forro para as cadeiras saíram do forno. E sente só a técnica da pessoa: nos dias em que ele encrencar com as flores e a Frida, é só virar a almofada pro lado marrom e fica tudo certo.
Pra fazer os novos forros, desfiz o atual para copiar a costura. Fiquei me achando depois que vi o resultado rs.
As molduras ganharam nova cor e novo recheio: posters da revista Santa Art Magazine que vieram na edição #5.
E era aí, dentro dessa mesinha amarela, que a máquina adormecia até me conquistar de vez e ganhar vida novamente.
Muito legal a história! A máquina é um estilo só, me lembrou uma francesa que eu conheci em Buenos Aires. Ela conseguiu uma máquina muito parecida com a tua e começou a confeccionar ítens em couro e vender numa praça em San Telmo. A mesinha é puro charme, dessas coisas que se faziam antigamente, com um esmero que hoje é muito raro. Parabéns por mais essa conquista!
ResponderExcluirBjoca, Thais
aqui em casa tem uma regra no colorido : Evite cor de rosa! e aí como não é minha cor favorita tbem.. dá tdo certo.. mas é legal como penso duas vezes se eu fosse um menino eu ia gostar disso? hehe ficaram lindos os feitos! a minha máquina herdada da minha avó, ainda precisa pegar um avião pra vir aqui pra casa =/
ResponderExcluirNossa quanto bom gosto!!!Amo Frida e Diego....como voce estampou?
ResponderExcluirParabens!!!
que máquina perfeita!!! dos sonhos ;D ainda bem que vc conseguiu aprender a lidar com ela.
ResponderExcluirThalita, vc está arrasando! A almofada eu ja tinha visto no post anterior e fiquei encantadissima, mas a capa da cadeira está perfeita. Estou adorando sua fase costureira, espero que não passe mais. Beijos e boas costuras. Rejane Custódio
ResponderExcluirLindas almofadas!!! Essa coisa de morar junto, decorar, colorir junto é divertido demais...aqui em casa para não ter problemas de "coloração", o meu namorado ficou com um quartinho (tb conhecido como escritório, biblioteca e quarto de visitas) e eu fiquei com o nosso quarto para escolher as cores, mas ele não me deixa ir a fundo nos tons rosas, no máximo roxo, lilás...rsrs... Tenho acompanhado o blog a mais de um mês já e desde então, temos alguns pallets esperando para virarem um sofá, mtas caixas de feira que viraram floreiras e revisteiro para o banheiro...e hj estamos radiantes pq reformamos um guarda-roupa....mta inspiração esse blog viu!!! Ahhh até te mandei um email com fotos de um sofá q temos aqui, velhinho, mas amado e confortavel..rs... qdo puder, responde...beijoos e ótimas "costuradas" para vc!
ResponderExcluirFicou ótimo!!! E a parede rosa nem fez falta viu?! ;P hihi
ResponderExcluirBjos
Desde o post anterior, eu tinha ficado super curiosa para ver o resultado das almofadas.. ficaram ótimas.. Adorei a ideia do tecido de bandana..
ResponderExcluirA minha mãe tem uma máquina parecida com essa, mas acho que é um pouco menos antiga, rs! Amei o forro das cadeiras! Mostra pra gente como foi que vc fez, as daqui de casa estão gritando por socorro!
ResponderExcluirOi, Thalita! Que ÓTIMO que tu conseguiu domar a máquina! Sabe, todo mundo diz que as melhores são as antigas, pois as novinhas são descartáveis. Eu sempre quis uma também, até que ganhei a da minha avó, de 1900 e guaraná com rolha. Agora falta aprender a domar... Tu tem algum site ou manual pra me indicar? Muuuuuito obrigada desde já! Eu to louquinha pra costurar o mundo! :)
ResponderExcluirBeeijo!
Mônica Reguffe
Pois é, eu acho incrivel esse mundo das blogueiras de faça-você-mesmo. A gente quer aprender a fazer TUDO sozinha! Eu aprendi muito sobre informática, fotografia, reforma de móveis, crochê... tudo pra montar o blog com capricho. E você teve coragem de encarar a máquina de costura! Ah, isso aí eu não arrisco, não...
ResponderExcluirAdoro coisas antigas, recordações antigas. Adoro mimos, heranças como sua máquina da vovó. Parabens por ser mça prendada e disposta, agora me animei pra costurar tb!:D
ResponderExcluirThalita, você se empolgou tanto com a costura que nem falou a cor da tinta da parede e como fez para esconder o rosa! Passou tinta branca antes? As almofadas ficaram ótimas e o forro das cadeiras idem. Achei lindo o bilhete de sua tia... Vivo numa nostalgia constante e morro de amores por estas coisas. Você é abençoada, menina... Beijos!
ResponderExcluirEngraçado você dizer isso, pois estou casada há 8 anos e meu marido já se conformou comigo... Temos uma mesa rosa na sala, e todo mundo que chega em casa pergunta: mas e o seu marido? Rs. O coitado do meu marido sabe que eu sou a louca das flores, do rosa e dos laços, então, já viu né... Ah, fiz um post inspirado no seu blog! Dá um pulinho lá depois pra ver! Beijos
ResponderExcluirSão tantas novidades q a gente não sabe p/onde olhar sr.Tudo ficou mt lindo! Parabéns!!! Gostei mt da cor da parede.Q cor é essa?? Bjs
ResponderExcluirCosturar é mesmo mt legal, divertido, a gente fica babando qd nota que pode, né? Uau!! to conseguindo fazer! uau! mt louco o sentimento que rola nessa hora. E outra coisa, acho bem dificil costurar, tenho raiva em saber que existem pessoas que destratam as costureirinhas do bairro, p ex. cara, colocar bolso em calcas é mt complicado,forro de vestido,dificilimo e até fazer uma fronha mais elaborada, é bem dificil... por isso, mil parabéns!! Ahh a tua maquina é uma fofura, nao troca por uma nova e moderninha nao!! Minha avo tinha uma dessas e toda vez que vejo, preciso segurar as lagrimas pra nao passar vergonha :-) Saudade é f*...
ResponderExcluirAmo teu blog viu? Desde que te descobri no Decorar do GNT venho aqui ver o que vc ta aprontando.
Sobre marido e cores da casa, noooooooossa todos os nossos amigos devem achar que sou louca! a casa é uma overdose de cores e mudo tudo a toda hora. E marido? Nem ousa falar alguma coisa, afinal ,quem cuida da casa? quem passa, lava, cozinha, cuida de tres filhos, e ainda recebe marido de bracos abertos e uma cervejinha gelada? Euzinha! Ele adora tudo o que invento, só tem um pedido: nada de rosa! Só que até isso eu dou um jeitinho em pequenos detalhes, tao pequenos que ele nem nota :-)
Vc é uma linda viu?? gosto mt do teu jeito de escrever. E tuas super ideias de economia.
ainda bem que vc não comprou outra maquina, essas são as melhores, tem estabilidade, fico feliz por vc aprender a costurar é muito bom
ResponderExcluiroi Talita,adoro seu blog.Eu também sou louca pra costurar,tenho uma máquina (acho q igual a sua),q ganhei da minha tia,mas não sei costurar.Mandei até colocar um motorzinho nela o rapaz da loja me explicou tudo,mas como deixei pra depois esqueci tudo(rsrs).Agora q vc consegui fiquei mais animada.Vi também umas dicas no blog Superzíper.Bjs
ResponderExcluirAhh amei, amei! Parabéns por cada uma dessas pequenas, porém grandiosas conquistas! "Yes, we can!" =) Ficou muito linda a parede nova, composição super clean, mas cheia de personalidade. Eu tbm estou na luta pra começar a costurar... mas falta a máquina hihi! Beijos !!
ResponderExcluirValéria, a parede é uma mistura de cores que eu tinha aqui: Capirinha da Suvinil com Verde Verde Relaxante da Coral! beijo!
ResponderExcluirAqui em casa a coisa mudou, no início marido não
ResponderExcluirqueria nem saber de cores, depois que pintei uma parede de cereja e outra de
beterraba ele tomou gosto pela coisa e até me ajudou a pintar outras paredes de
grafite e amarelo.... esses dias sugeriu de pintar todas as paredes, ou seja, agora
eu que tenho que segurar a onda dele.. haha
Adorei a parede cinza, tenho essa cor aqui em casa também...
Super beijo
Pati
http://baiucadasgurias.blogspot.com/
Obrigada! Minha casa anda mt branca e essa cor me deu ótimas ideias ;) bj
ResponderExcluirFicou linda sua mesa de jantar, adorei as cadeiras com as estampas! E a cor da parede? Aqui o marido também te receio de cores, mas está aprendendo a não se importar, o que fazer se a esposa é colorida!? kkk
ResponderExcluirBoa semana!!
Carla
http://pinkdesigndeinteriores.blogspot.com.br/
Olá,
ResponderExcluirOlha que bacana!
http://www.ecodesenvolvimento.org.br/posts/2012/marco/designers-criam-estante-suspensa-com-peliculas-de
Costurar é delicioso!! E máquina é máquina, não importa a idade, e eu te falo as melhores são as antigas mesmo. Essa que você tem é uma das melhores, e linda!! Adorei as fotos antigas, meu marido e eu adoramos tudo que tenha mais de 30 anos. E você já tá craque na costura heim?? beijos
ResponderExcluirPaula
Oi Thalita, tudo bom?
ResponderExcluirMe sinto encorajada a comprar uma máquina de costura, principalmente após ler e ver um post como o seu!
Sou filha de costureira, e das boas, fazia até vestido de noiva!!!
Na época de infância cheguei a me aventurar ou a "reinar" - mexer - na máquina da minha mãe, mas já adulta, sem tempo nenhum, as poucas vezes que me atrevi senti a máquina rápida demais para mim, rsrsrs
Mas ... tenho pensado muito, e ainda mais lendo e vendo tua postagem, ah, dá uma vontade de me aventurar "pelos mares dos tecidos, linhas e sianinhas", será mal de publicitária gostar de artesanato, decoração, culinária e tudo que é lindo??? rsrsrs
Beijos e ótima semana
Audeni
Ta ai a inspiração do que fazer com CDs que não quer mais
ResponderExcluirhttp://acasahomedesign.com/interiores-2/decor-do-dia-hbo-office/#.T2dbCsUgf7Q
É uma delícia costurar, que maravilha vc aprendeu...parabéns!!Eu tenho uma máquina dessa, ela é ótima!!Sua sala de jantar ta linda!!Bjinhos!!
ResponderExcluirMENINA ME DIGA COMO CONSEGUIU A ESTAMPA DA FRIDA!! EU ADOREI!!! TO PENSANDO EM COSTURAR TAMB´´EM!!!!
ResponderExcluirGente que maximo! Tambem entrei nessa paixao pela costura. Ganhei uma maquina de costura de uma lista de reciclagem online, nao tao antiga assim nem com esse valor sentimental todo. Mas tem lá os seus mais de 30 anos, a maquina. Ja teve toalha de mesa virando forro de almofada, cortina tambem. Ja teve reformas em roupas tambem. Beijo!
ResponderExcluirThalita aki em csa é completamente diferente, ele também adora cores.
ResponderExcluirPermite que eu colora a casa sem medo, inclusive me inspirei na sua parede e fiz uma na minha sala de jantar. O único ambiente que preservei foi a sala, mais ainda sim tem uma mesinha amarela super charmosinha. Ficaram lindas suas almofadas, eu também aprendi a costurar sozinha. Adorooo
Bjoss Kerlei
Oi Thalita, tudo bem?
ResponderExcluirMeu nome é Paula e, como você, sou leonina, curiosa e estabanada... rsrs
E, além de todas essas coisas, também temos em comum o gosto por reinventar as coisas e os lugares...
Acompanho seu blog há meses e A DO RO tuuudooo... Parabéns pela iniciativa e pelo bom gosto. Tudo que vc coloca a mão, fica lindo!! Estou postando aqui pra te pedir uma ajuda. Estou querendo pintar uma parede da minha sala e ainda não tinha encontrado uma cor que me agradasse. Mas essa sua parede, que era rosa, é perfeita. Exatamente a cor que eu quero... rs Vc pode me dizer qual nome dessa cor? sem querer te perturbar e já perturbando, né?! rsrs
É isso..
Vou continuar por aqui.. me inspirando!!! :)
Bjs
Paula.
É Roseiral, da Coral! :)
ResponderExcluirE é linda mesmo!
Texto adorável. Amei! =)
ResponderExcluirFicou linda a cor da parede. Pintei meu quarto de cinza, depois do poste não tive duvidas, ficou lindo. Thalita, você ia ficar orgulhosa da sua leitora. Meu quarto ficou estilo Casa de Colorir.
ResponderExcluirObrigada.
Beijos
Débora
Qual é a nova cor? ;*
ResponderExcluirLindo tudo!!
poxa que bonito vc ter a máquina de costura da sua avó. nas casas das minhas duas avós, tinha umas máquinas dessas aí enormes e lindas com vários dedais de linha nas gavetinhas. antigamente era tão comum fazer roupa em casa, consertar e remendar... pena que a gente perdeu esse hábito. agora vc precisa comprar um ovo de madeira, daqueles de costurar meia furada para ter o kit completo!!
ResponderExcluirEla é linda ! Espero que crie bastante.
ResponderExcluirAdorei o novo visual da casa também.
bjsssssssssssss e sucesso.
:D
Thalita, tenho uma máquina igual a sua (pretinha) mas não tenho o manual, será que dava pra vc me enviar por email? marise.dap@hotmail.com , irira ficar muito agradecida.Adoro o seu blog,quando ví a máquina quase tive um troço de tão contente que fiquei.quebra essa aí vai???????Bjs
ResponderExcluirO manual tem 46 paginas! :(
ResponderExcluirThalita, eu tenho uma máquina de costura igual, acredita? ela é meu criado mudo! mas ela já veio vazia, só a mesinha. também tenho outra maior, da Singer, que serve de outra mesinha aqui no quarto, essa tem um pedal lindaço, etc! adoro, mas preciso também investir nos meus dotes cosedeiros! tenho certeza que tem algo aí! beijos e parabéns :*
ResponderExcluirOlá Thalita, lendo o seu delicioso texto ( olha que eu sou professora de Português e entendo da coisa... ) lembrei - me o quanto apanhei pra aprender a costurar aos quase 40 anos... E a responsa foi grande porque sou filha de costureira de mão cheia que aprendeu a costurar sozinha aos 14 anos... ( meio atrasadinha pra seguir a tradição familiar, não acha ? )
ResponderExcluirA "memória " da costura de minha mãe permanece em meu coração... Foram uniformes escolares, vestidos de formatura e até vestido de noiva magicamente confeccionados pelas mãos habilidosas da dona Lau...
Assim como vc também tive muitas dificuldades, principalmente pra pegar a linha da bobina com a agulha ... Ai como sofri ! Mas agora , algum tempo depois... " tchan " ... Aprendi a deliciosa arte de unir retalhos em um curso de patchwork...
Também costuro em uma velha máquina SINGER , modelo PRET A PORTER , que ganhei de minha mãe...
Bom, já falei demais e , mais uma vez, peço a sua honrada visita em meu humilde blog ... Beijo e boas costuras !
Oi tá rolando um sorteio de aniversário do meu blog, os mimos são vasilhas lindas da Tupperware e bijou, ficarei feliz com sua participação, passa lá!
ResponderExcluirBjos...
Mas tem dessa máquina pra comprar mesmo nos dias de hoje, não? Vi no dia que fui na assistência técnica da Singer.
ResponderExcluirDeve ser essa onda vintage..
Ah. amei as almofadas da Friducha, e a opção de mudar de lado, ainda mais que eu enjôo fácil das coisas.
amei seu blog!
Beijos
Eu ja tinha reparado que era uma reliquia no post anterior, onde aparecia so uma pontinha... Delicia sua maquina, minha vo tem uma igual. Vovó ja se foi, mas a máquina ta la, guardadinha e funcionando. Eu ja teria trazido ha seculos, mas minha mae não deixa. Triste, mas ela acha que eh melhor deixar empoeirando na casa de Angustura. E ó, sua maquina tem a sua cara! Cara de coisa linda, rara e cheia de história. C ja sabe fazer casa? Me ensina? =)
ResponderExcluir(quebrei a minha tentando costurar velcro. Tem que mudar a agulha, viu?)
AAAAAH, esqueci: marido a gente doma, vc bem sabe! O meu ja ta ate sugerindo mesa de centro vermelha! rs.
ResponderExcluirOI Thalita, costurar é mto bom mesmo! Olha as minhas costuras no www.estudiocraft.blogspot.com
ResponderExcluirMata a minha curiosidade... como tu fez a frida nos tecidos? Adoooreeei! bj
http://meutelie.com.br/ achei a cara do blog. é um pessoal que faz estampas exclusivas...
ResponderExcluirO parênteses mais amado que já li! Sua máquina é igual à que foi de minha vó e passou pra minha mãe e, agora que mãezinha partiu, vou trazê-la pra minha casa. Sei que com ela virá a força, o amor e a inspiração pra que eu finalmente tome coragem de aprender a usá-la. :)
ResponderExcluirLindona, sua máquina, Thalita, e não se engane, as máquinas antigas são melhores do que as novas, palavra do meu técnico, que cuida da minha maquininha.
ResponderExcluirBom dia Thalita.Vc sempre surprendendo e descobrindo novas habilidades a cada dia(pra variar) rsrsrs. So faltou colocar mais detalhadamente a nova cor da parede que era rosa e agora é ???? beijos
ResponderExcluirAinda não tenho uma, nas a minha vó (que na verdade é vó do meu namorado), já disse que posso usar quando quiser a dela que tá lá, encostadinha, só esperando o momento de ser feliz novamente. Portanto, não tenho dúvidas que vou cometer várias estripolias com ela. E viva a MÁQUINA DE COSTURA!
ResponderExcluir