0

Como misturar cores para fazer o seu próprio tom de tinta

domingo, 31 de março de 2013


Há 1 semana, encasquetei que iria fazer "a caixa de feira perfeita". Perfeita, vamos assim chamar, nos critérios da minha fixação paixão pelas tais. O que isso quer dizer? Que eu iria lixar, emassar, lixar de novo, e emassar... até que uma caixa velhinha e surrada ficasse tinindo para receber algumas demãos de tinta. E se você já acha que é trabalho demais, inclua aí, antes de cada nova demão, mais uma lixadinha, só pra alisar e ver o quão certinha dá pra ficar. Acho que foram ao todo 4 ou 5 dias de processo paciente... sem pressa de acabar. Coisa de meia horinha por dia, sabe? Tipo meditação, ou musculação, no caso rs.  Quando o processo finalmente foi concluído, dividi a cria lá no Instagram - pois é, mostro um monte de coisa por lá que não chega até aqui! Se fosse você, seguia lá! É @casadecolorir :).







Se você também se perguntou o nome desse verde clarinho quase menta que eu usei para pintar a caixa de feira, infelizmente, não posso te ajudar... pois essa cor foi criada por mim... assim, na hora. Como? Com uma solução prática e barata para você ter a cor desejada sempre à mão, sem ter que estocar dezenas de latinhas de tinta. A técnica? Misturar tinta branca com corantes e chegar à cor desejada. Pense só: você pode comprar somente 1 latinha de tinta branca e ter sempre alguns frascos de corante para misturar e criar a sua própria cor. Além de ser mais barato que uma lata, uma embalagem de corante rende muito mais. 





Quer começar a misturar a sua própria tinta? Acho que posso ajudar com algumas dicas:



* Você pode usar tinta acrílica ou esmalte. Prefiro usar tinta à base d'água para as áreas internas, pois o cheiro é mais suave e não assassina rolinhos e pincéis após o uso. Lavou com água, tá novo. 



* Não deixe de verificar se o corante é compatível com o tipo de tinta (ex: à base d'água, óleo...)



* Ao misturar o corante à tinta, tente contar quantas gotas serão usadas de cada pigmento, anote, e guarde. Assim, se você precisar misturar mais tinta, ficará mais fácil chegar próximo ao tom desejado. 



* Se você for pintar grandes áreas, garanta a mistura de cor suficiente para todas as demãos de tinta. Mesmo que você conte a quantidade exata de cada pigmento, existe o risco de ocorrer uma variação.





* O pigmento ocre pode ser usado para "aquecer" as cores, tornar os tons mais quentes.



* Já o azul tende a esfriar o tom. Na caixa de feira, por exemplo, usei a combinação de verde, ocre e um pouco de preto, que escurece a cor.



* Quer um tom mais escuro? Mais preto. Um tom mais claro? Mais branco.



* Esse tipo de mistura vale mais à pena quando desejamos tons mais suaves, do claro ao escuro. Tons mais vibrantes são mais difíceis de se chegar, pois precisam de muita concentração de pigmento e pouco branco, ou seja, pouca tinta para diluir. Nesse caso, é melhor comprar uma latinha no tom específico.



* Você pode misturar sobras de tinta das latas que você tem em casa, desde que elas sejam todas do mesmo tipo e base (esmalte, acrílica, à base dágua, óleo...).



* A tinta deve ser muito bem misturada para que a pintura fique homogênea. 



* A mistura pode ser usada para paredes, móveis, artesanato, o que sua imaginação mandar.



* Se sobrar tinta depois de um projeto, basta guardá-la num pote de vidro (tipo de geleia) bem tampado, longe do sol e da claridade. Vale muito também rotular a tinta de cada vidro, para que você se lembre dela depois: Ex. Azul Claro, cômoda da sala, esmalte sintético à base d'água.



* Se você tem dúvidas sobre quais pigmentos formam determinada cor, o primeiro passo é saber aquela tabelinha de cores básicas, né? O Google pode te ajudar!

* Se você já estiver familiarizado com as combinações básicas, esse Misturador de Cores aqui pode ser bem útil para algumas ideias! 



* Esse post não é feito por uma especialista, mas por uma curiosa que já usa essa técnica há alguns meses e tem se dado bem com ela! Por isso, fique à vontade para contribuir também com as suas dicas!









0

Amor e cola cola quente (reaproveitando embalagens longa-vida)

quarta-feira, 27 de março de 2013


Caixa de leite + cartolina + palitos de picolé. A primeira coisa que deve vir à sua cabeça ao fazer essa conta é: "Vixe, a Thalita agora tá revirando lixo de jardim de infância".  Ainda não cheguei nesse ponto não apesar de estar quase lá. Se bem que... passando o olho de novo, a combinação de materiais aí de cima tem tudo pra se transformar num típico trabalhinho de escola, né? Sabe aqueles projetinhos assim, mais pra lá do que pra cá, com acabamento duvidoso e gosto idem? Pois é. Mas o que fazer com as danadas das caixas de leite? O que fazer com as que eu vivo jogando no lixo? Pois não é de hoje que essa questão fica aqui martelando. "Uma casa!" - pensei, certa vez. "Uma casa de passarinhos!" - daquelas com janelinha para colocar sementes ou frutas, sabe? Não demorou muito pra cair a ficha: moramos em andar alto e poucos pássaros chegam até aqui. Talvez os supersônicos, sei lá. A ideia foi pra gaveta, e algumas caixas de leite seguintes para o lixo.





Foi então que, um belo dia, um simpático recorte de papel manteiga deu - literalmente - uma luz: por quê não uma luminária? "Luminária? É, é? Sei não...". Confesso que duvidei. Mas o amor e a cola quente têm dessas coisas né? 










1 >> Desenhe uma janela em uma das laterais da caixa e faça o recorte vazado. 


2 >> Com fita crepe, cole um recorte de papel vegetal (ou manteiga) para cobrir a janela.


3 >> Levante as abas da parte superior da caixa para que elas formem uma espécie de telhadinho e cole um pedaço de cartolina para fazer a estrutura.


4 >> Recorte um pedaço de papel de presente, scrapbook ou tecido adesivo e cole ao redor de toda a caixa. No caso, usei tecido adesivo!


5 >> Com a ajuda de um alicate, corte os palitos de picolé no tamanho desejado e cole-os lado a lado, formando seu telhadinho. A cola? Sim, ela, a cola quente.


6 >> Abra o fundo da caixa e encaixe um bocal de uma lâmpada pequena e menos potente (de uns 40W). Esse kit fio + bocal pode ser encontrado pronto em lojas de materiais elétricos ou construção! Eu não precisei fixar a lâmpada no interior da caixa. O próprio fechamento do fundo faz isso. Se você não encontrar essa ligação para a lâmpada, pode usar um pisca-pisca, desde que eles não fiquem em contato com o papel manteiga.


7 >> Gosta de mais frufru? Então mais frufru para enfeitar! Flores, botões e outros acabamentos, como e quanto quiser. Como aqui a casa também é de moço e uma casinha vermelha de bolinhas já começa a se enquadrar na categoria semi-abuso, resolvi ficar só com essa plaquinha de metal que garimpei certa vez numa feirinha de antiguidades, e com uma fita dourada na base. Para colar tudo? Também ela, a cola quente. 







E quer saber? Ficou com cara de projetinho de escola? Olha... acho que no fundo... sim. Um pouco. Ficou mais pra lá do que pra cá? Ficou foi meio lá, meio cá, confesso. Mas que ficou puro amor, ah, isso ficou. Não ficaria lindo no quartinho dos pequenos? :]























0

Ideia para Páscoa em Papel Maché

terça-feira, 26 de março de 2013


Meia noite. Chego em casa do trabalho. Cansada? Ná... magina. Vale um banho? Vale. Vale uma janta? Vale. Vale uma olhadinha no e-mail do Casa? Ah... se vale. Sempre vale. 





Dessa vez, quem alegrou a noite foi a Mariana Piccoli que trabalha no Núcleo de Desenvolvimento de Projetos em Papel, que fica dentro da Gráfica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 





Psiu... ei... ô... presta atenção que a causa é nobre e bem que podia ser adotada na sua faculdade / empresa também. O objetivo principal do núcleo é reutilizar as aparas de papel que sobram da gráfica, desenvolvendo produtos dos mais variados tipos, que possam ser ensinados em projetos de capacitação para ONGs e comunidades. A Mari é mestranda em Design na mesma faculdade e seu trabalho no núcleo, junto com a colega Alice Meditsch, é esse: reciclar, recriar e repassar conhecimento e inspiração para que outras pessoas possam fazer do artesanato uma profissão. 





E, com a Páscoa se aproximando, o tema do projeto do mês não poderia ser outro! A técnica? Papel Maché, que parece ser um bicho de sete cabeças, mas a Mari garante: "Basta não querer brigar com a massa". E explicou: "Não precisa forçar a massa para que ela fique lisa, trabalhe com paciência que tudo vai dar certo!". 





Apesar de parecer complicado, esse é um dos poucos projetos que você consegue fazer com o que já tem em casa: sobras de papel, água e cola. Aliás, a cola não precisa comprar, viu? "Fazemos a nossa cola de farinha, que é muito mais econômica e ecológica" - ensinou a Mari. Ai, Mari, vem cá, vem... :)

























STD (Serviço de Tiragem de Dúvidas):





> Não tem a receita para fazer a massa de papel maché? Tem uma boa aqui.


> A cola de farinha também, né? Anote:


Ferva 1 1/2 xícara de água. Dissolva 2 colheres de farinha de trigo em 1/2 xícara de água fria. Depois de bem dissolvida, despeje a mistura na água fervente. Mexa sempre e por 10 minutos até ficar com consistência de mingau. Retire do fogo, acrescente 1 colher de sopa de vinagre de maçã e mexa bem até incorporar completamente. Deixe esfriar antes de usar.


> Para colorir a massa, use corante líquido, desses que usamos para tintas


> Para fazer o molde, estique um quadrado de filme PVC sobre a mesa e faça um desenho com caneta permanente. Trabalhe sua massa dentro do desenho, como se fosse uma forma.


> Para alisar a massa, use a parte côncava de uma colher de sopa.


> Deixe secar e pinte sua peça com tinta acrílica. 




Quem também quer dar um duplo abraço carpado-apertado na Mari pela inspiração? Aliás, não só pelos mimos de Páscoa mas, principalmente pelo projeto que ela e a Aline desenvolvem lá no Sul? A hora é agora. :)
0

Ideia de Páscoa para atrasadinhos (ainda dá tempo!)

segunda-feira, 25 de março de 2013

A vida tá corrida? A grana tá curta? Bem vindo ao meu mundo. Aliás, bem vindo ao mundo de muuuita gente. :) Quer dizer então que você ainda não correu atrás de uma lembrancinha de Páscoa para os mais queridos? Não quero te desesperar não... mas a Páscoa é em menos de uma semana, e ainda temos feriado por aí... pois é. Espero que esse ano você se liberte do tal do "Não repara não, é só uma lembracinha...". Em vez disso, você merece entregar um presente todo prosa, com a certeza de que você fez o seu melhor.



Na semana passada, dividi por aqui algumas ideias de presentes. Passou batido? Então reveja aqui. E agora, contamos com um reforço da Zilah que é só <3.



Vai, Zilah, mostra pra gente, mostra... :)






*************************************************************************














Oi oi... O
coelhinho da Páscoa das coisinhas veio dar o ar da graça, ou melhor, da Páscoa
por aqui também! \o/





A
ideia desse post é que ele se encaixe na categoria dos
Presentes Singelos, é
ser daquelas coisinhas feitas quando sobra amor e carinho e muitas vezes falta
grana.












Além
de tudo, imagina ganhar na Páscoa um presente que depois pode ser usado o ano
inteiro e que não acaba rápido feito os chocolates?





Fazer
caneca pintada com caneta para porcelana é fácil, muita gente por aqui já deve
saber de trás pra frente, mas uma caneca pintada e orelhuda, a gente mostra
como faz logo aqui embaixo!





Você
vai precisar de:










 - 1 caneca de porcelana branca ou da cor que
você preferir (acabei de pensar aqui que ela coloridinha deve ficar linda!)


-
Caneta para pintar porcelana (Compactor Creative Marker)


- Um
lápis


- Um
pedaço de tecido de algodão – 15cm de largura x 30cm de altura


- Um
pedaço de feltro


-
Cola para pano


- O
forno da sua casa









Vamos
começar pela caneca. Primeiro desenhe o rosto do seu coelho com o lápis, se
precisar a pagar, basta esfregar o dedo por cima. Quando o desenho com lápis
estiver pronto, é só passar a caneta por cima.





Depois
é só levar a caneca ao forno aquecido a 160ºC durante 90 minutos. Não precisa
de preocupar, pois ela não racha. A não ser que você dê um choque térmico nela.
Nem pense em passar água para esfriar e cuidado com superfícies frias. Ah! E
lembre se proteger bem as mãos para tirá-la do forno, ela sai muuuuiito quente!





Enquanto
sua caneca está no forno, você vai preparar as orelhinhas do coelho.










Primeiro
você vai passar a cola em 08cm (pode variar de acordo com a altura da sua
caneca) das bordas do pano e formar uma bolsinha.









Depois
desenhe uma orelha do coelho, dobre o pano ao meio e corte para as duas orelhas
saírem iguais.




Desenhe
a parte interna da orelha em um pedaço de feltro (ela deve ser menor do que a
orelha toda).









Corte
o feltro e cole por cima da orelha do tecido de algodão. Atenção nesse passo:
cole no que seria a parte de trás da orelha, pois a bolsinha ainda não foi
virada. Está quase pronto!










É só
esperar a cola secar um pouquinho e virar a bolsinha.









Provavelmente,
quando sua bolsinha ficar pronta, a caneca ainda estará no forno. Daí é só
cronometrar direitinho, e quando a caneca sair do forno e esfriar, basta
colocar a orelhinha, que também é um porta bombons, dentro dela!












No
fim é só completar com o recheio de sua preferência, ou da preferencia da mãe,
do irmão, do namorado, da vizinha, da prima, do filho... serve de presente pra
todo mundo!










O que tem de simples, tem de encantador!



Zilah é nossa colunista da seção Coisinhas de Colorir e, lá no blog dela, o Dona das Coisinhas, tem mais ideias de presentes para a Páscoa! Se eu fosse você, não perdia. :)








0

Aqui se mora: a chegada do(s) bebê(s)

domingo, 17 de março de 2013




Era uma vez uma casa. Tudo em ordem, no lugar certo. Dois moradores, Tatiana e Marco. Começo de casamento, paixão, muito espaço, um escritório, um pequeno ateliê, festas regadas à vinho. Até que um exame médico anunciou que viriam para suas vidas duas pequenas (grandes) mudanças: Maria e Isabella. Gêmeas de parar o trânsito (do parquinho), tamanha simpatia. Riem de tudo, brincam com todo mundo, protagonizam um dos blogs mais fofos que já conheci e, é claro viraram a casa e a vida daquele casal lá do começo da história de ponta cabeça. O resultado: duas pessoas imensamente mais felizes e realizadas, e uma casa com muito mais vida e amor. Menos um escritório, menos um ateliê, menos um barzinho na sala, menos um chão sem 100% de possibilidade de pisar em algum objeto multicolorido. Menos monotonia.


Tudo dobrado. Da alegria à bagunça. E vamos combinar, com um apartamento lindo desses, e com esses quatro olhinhos sorridentes, quem repara na bagunça?





Ficha técnica

Quem mora: Tati, Marco, Isabella e Maria

Local: Apartamento na Asa Sul (Brasília)




O que fazem: Ela é jornalista, blogueira e dona da Loja da Família Moderna. Ele é bancário e roqueiro.

Definição do espaço: Meio vintage, meio moderno e, agora, super preparado para o entretenimento das duas pequenas

Peça favorita: Os berços, a cômoda dourada pintada pelo pai, o frigobar vermelho como mesa de cabeceiraas poltronas (ela as achou jogadas em um depósito quando morava no Paraguay, mandou reformar e agora são xódos da casa)



Ambiente favorito: Sala e quarto das meninas

Falta ainda: Um tapete maior pra sala

Inspiração: A mãe Vera - decoradora nata cheia de boas ideias










































































São muitas, muitas fotos. E são todas muito, muito lindas! Veja a galeria completa abaixo:

















Maria Fernanda Seixas escreve a coluna "Aqui se Mora" e é dona do blog Quero Ser VintageQuem quiser ver o apartamento da família da Tati antes da chegada dos bebês, passa !











0

Ideias para a Páscoa

quinta-feira, 14 de março de 2013

Sabe por quê eu tô aqui hoje? Porque se essa sexta começasse sem a seção Presentes Singelos no ar eu mudava de nome, juro. Já estava aflita aqui para dividir algumas ideias felizes para a Páscoa, que já tá logo ali! 



Como chocolate é o que não vai faltar nesse período, resolvi reunir inspirações que vou apelidar de "Off Cacau". Nada contra os chocolates, longe disso! <3 Mas imagino que você já está contando com o dito cujo, né? Por isso, vamos falar de ooooutros presentinhos singelos. Aqueles que não de comer mas sim de guardar com carinho pra admirar (e usar) quando quiser!



Então aproveita que o post tá em falta de chocolate e pega lá na cozinha aquele ovo que já começou a devorar que eu bem sei... se eu quero um pedaço? Não, obrigada! Tô aqui com o meu também rs...











Sabe aquele retalhozinho lindo de viver que sobrou, mas que não é grande o suficiente para fazer um projeto novo? Pois nessa ideia aqui vai sobrar tecido... e fofura! Dá para costurar à mão mesmo e rechear com areia para transformar em peso de porta. Se você não se sentir confortável para fazer os olhos e nariz com bordado, tente usar miçangas pretas para os olhos e um recorte de feltro para o nariz, que tal?





Ah, imagina também fazer uns sachês de cheirinho para gavetas? É só trocar a areia por espuma perfumada com uma essência em gotas. 





Ideia daqui.
















Se não podem faltar coelhinhos na Páscoa, também não podem faltar orelhinhas! Gamei nesse lenço que simula as tais. O modelo rosa não possui arame, pois é feito com um tecido mais encorpado, como um feltro por exemplo, além disso, tem um corte no tecido do especial, que acaba dando essa forma, espia só. Já as duas faixas na parte de baixo são feitas com duas tiras de tecido costuradas com um arame no meio! Assim, é so dar uma torcida no topo da cabeça e arrumar as pontinhas como orelhinhas. Senti firmeza, literalmente. E que tal passar dois fios de arame por uma tiara de cabelo, formando orelhas vazadas? Depois, é só encapar tudo com tiras de tecido, envolvendo toda a peça!





Ideias daqui e daqui.










Pra mim, toda data especial é data de fazer almofadinha... vai entender! E essa aqui é bem simples, ainda mais se você já tem alguma almofada lisa em casa! A graça está na aplicação de um retalho cortado em forma de coelho. Dá pra costurar? Si. Dá pra colar com cola para tecido? Oui. Dá pra colar com fita de colar bainha? Yes. Ah, e a moça dona da ideia ainda disponibiliza o molde para download. Gradicida, viu? :)





Ideia daqui






Já que já temos um molde mastigadinho de coelho, que tal dar um presente para deixar uma cozinha mais feliz? Basta comprar uma folha de imã, daquelas que são autocolantes, sabe? Aí você cola o tecido nessa folha e usa o molde para fazer seu recorte. Fácil ou não é? Lindo ou não é?



Ideia e montagem: Casa de Colorir. 












Ok ok... não vamos falar de chocolate mas vamos falar de outras gostosuras dessa vida. As embalagens em caixas de ovos moram no meu coração. Sei que muita gente já deve ter visto essa ideia, mas eu simplemsmente não podia arriscar por quem ainda não tinha visto isso. Simplesmente não podia, se é que você me entende. Por isso, se for embrulhar gostosuras, não se esqueça da amiga caixa de ovos. Com tinta e intenção, quem sabe o presenteado não acaba gostando tanto que até guarda com carinho a embalagem para servir de porta-joias ou outras miudezas? Forcei a barra agora? É amor. :)





Ideias: Pinterest








Tá feliz com o post? Pois ele pode sempre melhorar, né? É que gostaria que, de alguma forma, o blog pudesse dar um empurrãozinho extra para que você coloque a mão na massa nessa Páscoa. Por isso, lá fui eu pedir presente pra vocês... rs Conversei com a equipe do Panólatras e escolhi essa estampa para algum empolgado por aqui! Eles, com todo o carinho, vão nos presentear com três unidades dessa estampa linda aí do lado!

Quer ganhar? Então me conta... como você vai colocar a mão na massa nessa Páscoa? O que pretende fazer e por quê? Vou ler todas as respostas com carinho e escolher a favorita! Quer ganhar a sua estampa? Então você precisa prometer que vai, de fato, colocar a mão na massa e enviar as fotos dos projetinhos realizados antes da Páscoa, claro! Suas fotos vão virar um post especial aqui na seção "Presentes Singelos". Então capricha... olha a responsa, hein. :)




Regrinhas da brincadeira:



- Não esqueça de enviar seu e-mail junto com a resposta, para que eu possa entrar em contato rapidamente!


- Vou considerar as respostas enviadas aqui nos comentários do blog, realizadas entre os dias 15 e 16/03. 

- A resposta escolhida será divulgada no dia 17/03, às 13h.

- Quanto mais cedo o ganhador informar seu e-mail, mais tempo ele terá para fazer o seu projeto até a Páscoa!



OBS: Esse não é um post patrocinado. Eu pedi, a Panólatras foi parceira e atendeu meus desejos com todo carinho. 




**************************************************************************************





Atualização: a resposta escolhida foi a da Juliana, que vai fazer mimos personalizados para as moças e para os moços! Queremos ver as fotos, hein Ju!











  • Fique por aqui e passeie por outras histórias. :)